O Observatório de La Silla

O primeiro observatório do ESO

O Observatório de La Silla está situado na periferia do deserto do Atacama,600 quilómetros a norte de Santiago do Chile, a uma altitude de 2400 metros. Tal como outros observatórios situados nesta área geográfica, La Silla situa-se longe de fontes de poluição luminosa e, tal como o Observatório do Paranal que acolhe o Very Large Telescope, possui um dos céus noturnos mais escuros existentes à face da Terra. La Siila tem sido a pedra angular do ESO desde os anos 1960. É lá que o ESO mantém dois dos  telescópios da classe dos 4 metros mais produtivos do mundo.

O New Technology Telescope (NTT, Telescópio de Nova Tecnologia) de 3,58 metros foi o primeiro telescópio no mundo a ter um espelho principal controlado por computador (óptica ativa), uma tecnologia desenvolvida no ESO e agora aplicada à maior parte dos grandes telescópios mundiais.

No telescópio de 3,6 metros do ESO está instalado o instrumento HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), um espectrógrafo com uma precisão sem paralelo e o principal caçador de exoplanetas do mundo.

O Observatório de La Silla foi o primeiro observatório de vanguarda do mundo a obter uma certificação da Organização Internacional de Standartização (ISO) 9001 Sistema de Qualidade de Administração.

A Infraestrutura de La Silla é igualmente usada por muitos dos Estados Membros do ESO para projetos direcionados tais como o Telescópio Suíço Euler de 2,2 metros, o Rapid-Eye Mount (REM) e o Telescópio TAROT, que detecta explosões de raios gama. De igual modo, existem em La Silla infraestruturas de uso comum, tais como o telescópio MPG/ESO de 2,2 metros e os telescópios Dinamarqueses de 1,54 metros. A câmara de grande campo de 67 milhões de pixels montada no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros obteve muitas imagens extraordinárias de objetos celestes, algumas das quais se tornaram famosas.

Uma visita ao Observatório de La Silla.

Virtual Tour at La Silla Observatory
Clique na imagem para uma visita virtual a La Silla e seus arredores

A webcam está ligada apenas durante a noite. Durante o dia a câmara mostra a última imagem obtida antes do nascer do Sol. As letras vermelhas indicam os telescópios que estão a observar no momento (T – telescópio de 3,6 metros do ESO, N – New Technology Telescope, D - telescópio MPG/ESO de 2,2 metros). Mais imagens disponíveis em La Silla - All Sky Camera.

Visite o Observatório de La Silla

• Jornalistas, escritores científicos e produtores: ver por favor a página de Visitas dos Media
  • Turistas, estudantes e público em geral: ver por favor a página de Visitas ao fim de semana.

Ciência com os telescópios de La Silla

Com cerca de 300 artigos científicos publicados com júri de leitura atribuídos ao trabalho realizado no Observatório por ano, La Silla continua na vanguarda da astronomia. La Silla levou a um enorme número de descobertas, incluíndo alguns trabalhos pioneiros. O espectrógrafo HARPS é o campeão incontestável na procura de planetas extrasolares de pequena massa, tendo detetado o sistema planetário em torno de Gliese 581, que contém o que pode bem ser o primeiro planeta rochoso numa zona habitável fora do Sistema Solar (eso0722). Vários outros telescópios em La Silla desempenharam um papel fundamental ao descobrirem uma ligação entre as explosões de raios gama — as explosões mais energéticas do Universo desde o Big Bang — e as explosões de estrelas massivas. Desde 1987, o Observatório de La Silla do ESO desempenhou também um papel importante no estudo e seguimento da supernova mais próxima e recente, a SN 1987A.

Mais sobre ciência em La Silla

Mais sobre o Observatório de La Silla

Trailer de La Silla

Faça o download do trailer a partir do Arquivo Vídeo

Telescópios operados atualmente pelo ESO

New Technology Telescope
Telescópio de 3,6 metros do ESO

Sabia que... ?
As estrelas formam-se em nuvens densas do meio interestelar, mas mesmo nestas regiões mais densas a pressão é comparável ao mais ténue vácuo criado em laboratório na Terra. Nestas nuvens, as temperaturas atingem os -200 graus Celsius.

Sabia que... ?
O céu sobre os observatórios do ESO no Chile são tão escuros que numa noite clara sem luar, podem ver-se sombras projetadas apenas devido à luminosidade da Via Láctea.

La Silla no mapa Google