O conceito do E-ELT

Artist impression of the E-ELTO atual conceito do projeto consiste num telescópio com um espelho primário de 39 metros de diâmetro, que cobrirá um campo no céu com cerca de um décimo do tamanho da Lua Cheia. O design óptico é em si mesmo revolucionário e baseia-se num esquema de cinco espelhos, o que resultará numa qualidade de imagem excepcional. O espelho principal é composto por quase 800 segmentos, cada um com 1,4 metros de largura mas apenas 50 mm de espessura. O design óptico tem ainda um espelho secundário de 6 metros de diâmetro, ou seja, quase tão grande como os maiores espelhos primários em funcionamento atualmente.

Espelhos adaptativos serão incorporados na óptica do telescópio de modo a compensarem a turbulência da atmosfera que torna as imagens estelares turvas. Um destes espelhos é suportado por mais de 6000 dispositivos, que permitirão distorcer a sua forma cerca de mil vezes por segundo.

O telescópio disporá de diversos instrumentos científicos e será possível mudar de instrumentos em alguns minutos. O telescópio e a cúpula poderão igualmente apontar a uma parte diferente do céu e começar uma nova observação em muito pouco tempo.

A capacidade de observar numa vasta gama de comprimentos de onda, do óptico ao infravermelho médio, permitirá aos cientistas explorar até ao limite as dimensões do telescópio.

Back            Next