European Extremely Large Telescope

O Maior Olho do Mundo Virado para o Céu

Os Telescópios de Enorme Dimensão são vistos a nível mundial como uma das maiores prioridades da astronomia feita a partir do solo. Eles irão proporcionar um enorme avanço do conhecimento na astrofísica em áreas como o estudo detalhado de planetas extrasolares, os primeiros objetos do Universo, buracos negros supermassivos e a natureza e distribuição da matéria escura e energia escura, que dominam o Universo.

Artist impression of the E-ELTDesde o final de 2005 que o ESO, em conjunto com a comunidade europeia de astrónomos e astrofísicos que utilizam os seus telescópios, está a definir um novo telescópio gigante, instrumento necessário em meados da próxima década. Mais de uma centena de astrónomos de todos os países europeus encontram-se envolvidos neste projeto, ajudando o Gabinete de Projetos do ESO a produzir o novo conceito, no qual o desempenho, custos, calendarização e riscos envolvidos foram cuidadosamente avaliados.

Conhecido como E-ELT, sigla para European Extremely Large Telescope, este novo telescópio terrestre revolucionário terá um espelho primário de 39 metros de diâmetro e será o maior telescópio óptico/infravermelho próximo do mundo: "o maior olho do mundo virado para o céu".

Ciência com o E-ELT

Com o começo das operações planeado para o início da próxima década, o E-ELT abordará os maiores desafios científicos do nosso tempo e será pioneiro num vasto número de assuntos, incluindo a procura de planetas extrasolares do tipo da Terra, que orbitem na chamada zona habitável da estrelas progenitora, zona onde será possível a existência de vida – o equivalente à procura do Santo Graal da astronomia observacional moderna. Efetuará igualmente "arqueologia estelar" em galáxias próximas, e dará contribuições fundamentais à cosmologia, medindo as propriedades das primeiras estrelas e galáxias e tentando desvendar a natureza da matéria escura e da energia escura. Para além de tudo isto, os astrónomos esperam ainda desvendar novas questões que irão certamente aparecendo com as novas descobertas do E-ELT.

Objetivos Científicos

Telescópio óptico/infravermelho com abertura extremamente larga para objetivos gerais. Algumas das áreas científicas incluem galáxias com elevado desvio para o vermelho, formação estelar, exoplanetas e sistemas protoplanetários.

Cerro Armazones Live

Live

Para mais informações, consulte a seguinte lista de tópicos:

Watch the trailer

Download this trailer in other formats from the Video Archive.

A Tour at Cerro Armazones

Virtual Tour at Cerro Armazones

Click on the image to take a Virtual Tour in and nearby Cerro Armazones.

E-ELT