Notas de Imprensa

Assine as Notícias do ESO
eso1324pt — Nota de Imprensa Científica
Obtida imagem do exoplaneta mais leve encontrado até à data?
3 de Junho de 2013: Uma equipa de astrónomos utilizou o Very Large Telescope do ESO para obter a imagem de um objeto ténue que se desloca próximo de uma estrela brilhante. Com uma massa estimada em quatro a cinco vezes a massa de Júpiter, este pode bem ser o planeta com menos massa a ser observado fora do Sistema Solar de forma directa. A descoberta é uma contribuição importante ao estudo da formação e evolução de sistemas planetários.
eso1323pt — Nota de Imprensa Científica
Dieta pobre em sódio é a chave para a longevidade das estrelas
29 de Maio de 2013: Os astrónomos pensam que estrelas como o Sol lançam a maior parte das suas atmosferas para o espaço no final das suas vidas. No entanto, novas observações de um enorme enxame estelar, obtidas com o Very Large Telescope do ESO, mostraram, contra todas as expectativas, que a maioria das estrelas estudadas simplesmente não chegam a esta fase das suas vidas. Uma equipa internacional descobriu que a quantidade de sódio presente nas estrelas permite prever de modo muito preciso como é que estes objetos terminarão as suas vidas.
eso1322pt — Foto de Imprensa
O Very Large Telescope do ESO celebra 15 anos de sucesso
23 de Maio de 2013: Com esta nova imagem de uma bonita maternidade estelar, o ESO celebra o 15º aniversário do Very Large Telescope - o instrumento óptico mais avançado do mundo. Esta imagem mostra densos nodos de poeira destacados sobre o fundo rosa da nuvem de gás brilhante conhecida pelo astrónomos como IC 2944. Estes glóbulos opacos parecem pingos de tinta a flutuar num cocktail de morango, com formas extravagantes esculpidas pela intensa radiação emitida pelas brilhantes estrelas jovens da vizinhança.
eso1321pt — Foto de Imprensa
A flamejante fita escondida de Orion
15 de Maio de 2013: Esta nova imagem das nuvens cósmicas na constelação de Orion revela o que parece ser uma fita flamejante no céu. O brilho laranja representa a radiação ténue emitida pelos grãos de poeira fria interestelar, a comprimentos de onda longos demais para poderem ser vistos com o olho humano. Esta imagem foi obtida pelo Atacama Pathfinder Experiment (APEX), operado pelo ESO no Chile.
eso1320pt — Foto de Imprensa
Uma região de formação estelar anárquica
2 de Maio de 2013: O telescópio dinamarquês de 1,54 metros, situado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, capturou uma imagem surpreendente da NGC 6559, um objeto que demonstra bem a anarquia que reina quando estrelas se formam no seio de uma nuvem interestelar.
eso1319pt — Nota de Imprensa Científica
Einstein tinha razão - Até agora
25 de Abril de 2013: Os astrónomos usaram o Very Large Telescope do ESO e rádio telescópios de todo o mundo, para encontrar e estudar um invulgar par estelar constituído pela estrela de neutrões de maior massa conhecida até hoje e por uma estrela anã branca. Este estranho sistema binário permite testar a teoria da gravidade de Einstein - a relatividade geral - de maneiras que não tinham sido possíveis até hoje. Até agora, as novas observações estão exactamente de acordo com as predições da relatividade geral e são inconsistentes com algumas teorias alternativas. Os resultados deste estudo serão publicados na revista Science.
eso1318pt — Nota de Imprensa Científica
ALMA localiza galáxias primordiais de forma rápida e precisa
17 de Abril de 2013: Uma equipa de astrónomos utilizou o novo telescópio ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para determinar a localização de mais de 100 galáxias com formação estelar intensa no Universo primordial. O ALMA é tão potente que, em apenas algumas horas, fez tantas observações destas galáxias como as que tinham sido feitas por todos os telescópios semelhantes de todo o mundo ao longo de mais de uma década.
eso1317pt — Foto de Imprensa
Uma bolha verde fantasma
10 de Abril de 2013: Esta nova imagem obtida com o Very Large Telescope do ESO mostra a nebulosa planetária IC 1295, verde e brilhante, que rodeia uma estrela moribunda ténue situada a cerca de 3300 anos-luz de distância, na constelação do Escudo de Sobieski. Esta é a imagem mais detalhada deste objeto obtida até hoje.
eso1316pt — Foto de Imprensa
Jovens, quentes e azuis
27 de Março de 2013: Este bonito salpicado de estrelas azuis brilhantes é o enxame NGC 2547, um grupo de estrelas recém formadas situado na constelação austral da Vela. Esta imagem foi obtida com o instrumento Wide Field Imager, montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros no Observatório de La Silla, no Chile.
eso1315pt — Foto de Imprensa
Beleza em espiral decorada por supernova a desvanecer-se
20 de Março de 2013: A cerca de 35 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do Erídano (O Rio), situa-se a galáxia em espiral NGC 1637. Em 1999, a aparência serena desta galáxia foi perturbada pelo aparecimento de uma supernova muito brilhante. Os astrónomos que estudam o resultado nessa explosão com o auxílio do Very Large Telescope do ESO no Observatório do Paranal, no Chile, obtiveram esta magnífica imagem desta galáxia relativamente próxima.
eso1314pt — Nota de Imprensa Institucional
Os Príncipes Herdeiros da Dinamarca visitam o Observatório do Paranal do ESO
15 de Março de 2013: No dia 14 de março de 2013, Suas Altezas Reais o Príncipe e a Princesa Herdeiros da Dinamarca, visitaram o Observatório do Paranal do ESO no Chile, no âmbito da visita oficial que estão a realizar ao Chile. O Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, acompanhou-os na visita às infraestruturas astronómicas de vanguarda do Paranal.
eso1313pt — Nota de Imprensa Científica
O ALMA rescreve a história da formação estelar intensa no Universo
13 de Março de 2013: Observações feitas com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) mostram que a formação estelar mais intensa no cosmos ocorreu muito mais cedo do que o que se supunha anteriormente. Os resultados são publicados numa série de artigos científicos que sairão na revista Nature a 14 de março de 2013 e na revista da especialidade Astrophysical Journal. Este trabalho é o exemplo mais recente das descobertas que estão a ser feitas com o ALMA, o novo observatório internacional que é hoje inaugurado.
eso1312pt — Nota de Imprensa Institucional
Inauguração do ALMA anuncia nova era de descobertas
13 de Março de 2013: Hoje, num local remoto dos Andes chilenos, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) foi inaugurado durante uma cerimónia oficial. O evento marca o final da construção da maior parte dos principais sistemas do telescópio gigante e a transição formal de projeto em fase de construção a observatório completamente operacional. O ALMA é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile.
eso1311pt — Nota de Imprensa Científica
Medindo o Universo com mais precisão do que nunca
6 de Março de 2013: Ao fim de quase uma década de observações cuidadas, uma equipa internacional de astrónomos mediu a distância à nossa galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães, com mais precisão do que nunca. Estas novas medições ajudam-nos a determinar melhor a taxa de expansão do Universo - a constante de Hubble - e são um passo crucial do sentido de compreendermos a misteriosa energia escura, que faz acelerar a expansão. A equipa observou com telescópios do Observatório de La Silla do ESO, no Chile, assim como com outros telescópios do mundo inteiro. Os resultados serão publicados na revista Nature a 7 de março de 2013.
eso1310pt — Nota de Imprensa Científica
O nascimento de um planeta gigante?
28 de Fevereiro de 2013: Astrónomos utilizaram o Very Large Telescope do ESO e obtiveram o que é, muito provavelmente, a primeira observação direta de um planeta em formação, ainda envolvido por um espesso disco de gás e poeira. Se for confirmada, esta descoberta ajudar-nos-á a compreender melhor como se formam os planetas, uma vez que será possível testar as teorias atuais versus um alvo observável.
eso1309pt — Foto de Imprensa
Varrendo o pó de uma lagosta cósmica
20 de Fevereiro de 2013: Esta nova imagem obtida pelo telescópio VISTA do ESO, capturou uma paisagem celeste de nuvens brilhantes de gás e filamentos de poeira que rodeiam estrelas quentes jovens. Esta imagem infravermelha revela-nos de maneira surpreendente a maternidade estelar NGC 6357. A imagem foi obtida no âmbito de um rastreio VISTA, que mapeia atualmente a Via Láctea no intuito de obter a sua estrutura e explicar como é que esta se formou.
eso1308pt — Nota de Imprensa Científica
Pistas sobre a origem misteriosa dos raios cósmicos
14 de Fevereiro de 2013: Novas observações muito detalhadas obtidas pelo Very Large Telescope do ESO (VLT) dos restos de uma supernova com mil anos de idade, revelaram pistas sobre a origem dos raios cósmicos. Pela primeira vez, as observações sugerem que a presença de partículas muito rápidas nos restos de supernova podem ser as percursoras dos raios cósmicos. Os resultados saem a 14 de fevereiro de 2013 na revista Science.
eso1307pt — Foto de Imprensa
“Uma gota de tinta no céu luminoso”
13 de Fevereiro de 2013: Esta imagem obtida pela câmara Wide Field Imager, montada no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros instalado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, mostra o enxame estelar brilhante NGC 6520 e a sua companheira, a nuvem escura Barnard 86, que nos aparece com a estranha forma de uma lagartixa. Este par cósmico tem como pano de fundo milhões de estrelas situadas na região mais brilhante da Via Láctea - uma região tão densa em estrelas que não vemos praticamente céu escuro em toda a imagem.
eso1306pt — Foto de Imprensa
As Asas da Nebulosa da Gaivota
6 de Fevereiro de 2013: Esta nova imagem do ESO mostra parte de uma nuvem de poeira e gás brilhante chamada Nebulosa da Gaivota. Estas nuvens vermelhas filamentares formam parte das “asas” desta ave celeste e a fotografia revela uma intrigante mistura de nuvens escuras e nuvens brilhantes vermelhas, que serpenteam por entre as estrelas brilhantes. Esta nova imagem foi obtida pela câmara Wide Field Imager, montada no telescópio MPG/ESO do 2,2 metros, instalado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile.
eso1305pt — Nota de Imprensa Institucional
Importantes delegações europeias visitam o Paranal
28 de Janeiro de 2013: No seguimento da Cimeira da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caraíbas - União Europeia (CELAC-EU), várias delegações europeias de alto nível visitaram nos últimos dias o Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile. Esta cimeira, a maior do seu tipo organizada até ao momento pelo Chile, teve lugar em Santiago de 22 a 28 de janeiro de 2013. O ESO desempenhou um papel importante neste evento, tendo tido uma excelente oportunidade para mostrar o seu trabalho e as suas instalações aos representantes dos Países Membros.
Mostrar 61 até 80 de 267