Nota de Imprensa

O ESO celebra o seu 50º Aniversário

Vencedora do concurso observa a Nebulosa do Capacete de Thor com o VLT durante transmissão em direto

5 de Outubro de 2012

Hoje, 5 de outubro de 2012, o Observatório Europeu do Sul (ESO) celebra 50 anos desde a assinatura da sua convenção fundadora. Durante o último meio século, o ESO tornou-se o observatório astronómico terrestre mais produtivo do mundo. Esta manhã foram feitas, pela primeira vez, observações de um objeto escolhido pelo público, com o Very Large Telescope do ESO. A vencedora de um concurso de aniversário apontou o VLT à espetacular Nebulosa do Capacete de Thor, sendo que as observações foram transmitidas em direto pela internet. Para assinalar a ocasião, o ESO e os seus parceiros estão a organizar muitas outras atividades nos 15 Estados Membros do ESO.

A assinatura da Convenção do ESO a 5 de outubro de 1962 e a fundação do ESO foi o culminar do sonho dos astrónomos líderes de cinco países europeus - Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Suécia. Estes países resolveram unir forças no sentido de construírem um telescópio grande que lhes desse acesso ao magnifico e rico céu austral.

"Cinquenta anos depois, as esperanças originais dos cinco membros fundadores não só se tornaram realidade, como também foram largamente ultrapassadas," diz Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO. "O ESO embarcou completamente no desafio de conceber, construir e operar as infraestruturas de observação terrestres mais poderosas do planeta."

A operar três locais de observação únicos e de vanguarda no Chile - La Silla, Paranal e Chajnantor - o ESO tornou-se um líder no seio da comunidade de investigação astronómica. [1]

No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope (VLT), o observatório óptico terrestre mais avançado do mundo, o qual, desde a primeira luz em 1998, tem sido o grande motor por trás duma nova era de descobertas. No Planalto do Chajnantor, no norte do Chile, o ESO e os seus parceiros internacionais [2] estão a construir um telescópio astronómico revolucionário - ALMA, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array [3], que ajudará a descobrir os mistérios do Universo frio.

O observatório original do ESO em La Silla é ainda muito produtivo e permanece na vanguarda da investigação astronómica. Em particular, o instrumento HARPS, montado no telescópio de 3.6 metros, é o descobridor de exoplanetas mais bem sucedido do mundo.

O próximo grande telescópio do ESO encontra-se apenas a alguns anos de distância. O European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros, será o "maior olho no céu do mundo". Com as primeiras observações previstas para o início da próxima década, o E-ELT abordará os maiores desafios científicos da nossa época e poderá revolucionar a nossa perceção do Universo, do mesmo modo que o telescópio de Galileo o fez há mais de 400 anos atrás.

Para celebrar o 50º aniversário, o ESO e os seus parceiros estão a organizar muitos eventos e iniciativas públicas durante 2012 [4]. Uma série de eventos públicos especiais coordenados estão a acontecer hoje nos 15 Estados Membros, assim como muitas exposições do Universo Deslumbrante.

Como parte das celebrações de aniversário, e pela primeira vez, esta manhã o VLT apontou para um objeto no céu escolhido por membros do público - a Nebulosa do Capacete de Thor [5]. Esta nebulosa foi escolhida no recente concurso Escolha o que o VLT vai observar (ann12060). As observações foram feitas por Brigitte Bailleul - vencedora do concurso Tweet até ao VLT! - e foram transmitidas em direto pela internet a a partir do observatório do Paranal. Esta imagem, obtida sob excelentes condições de observação, típicas do Paranal, é a mais detalhada de sempre deste objeto.

"Com o VLT, o ALMA e o futuro E-ELT, o ESO está a entrar numa nova era, uma que nem mesmo os iniciais sonhos ambiciosos dos membros fundadores do ESO poderiam ter previsto. A todos os que tornaram isto possível, obrigado da parte do ESO!" conclui Tim de Zeeuw. 

Notas

[1] Informação sobre estatísticas de publicação de diferentes observatórios pode ser encontrada aqui.

[2] O projeto ALMA é uma parceria entre a Europa, América do Norte e Leste Asiático em cooperação com a República do Chile.

[3] O ALMA será um único telescópio composto por 66 antenas de alta precisão. A construção deverá estar terminada em 2013, mas observações científicas preliminares com uma rede parcial de antenas começaram em 2011 (eso1137).

[4] Foi produzido um documentário para celebrar o aniversário, juntamente com um livro magnificamente ilustrado. O filme foi também divulgado em episódios, parte da popular série de podcasts do ESO, o ESOcast. Adicionalmente, um livro novo e muito detalhado sobre a história dos triunfos e desafios do ESO será publicado em breve.

[5] A Nebulosa do Capacete de Thor, também conhecida por NGC 2359, é uma maternidade estelar na constelação do Cão Maior. A nebulosa em forma de capacete encontra-se a cerca de 15 000 anos-luz de distância e as suas dimensões são de mais de 30 anos-luz. O capacete é uma bolha cósmica, soprada à medida que o vento da estrela brilhante de grande massa que se encontra próximo do centro da bolha, se desloca através da nuvem molecular circundante. O gás brilhante é aquecido pela radiação energética emitida pela estrela central. Podemos observar muitas cores diferentes, com origem nos diferentes elementos do gás. 

Informações adicionais

O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul (ESO). O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 39 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será "o maior olho no céu do mundo". 

Links

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001-454 Coimbra, Portugal
Telm.: 914002960
Email: eson-portugal@eso.org

Margarida Serote
ESO Science Outreach Network
Portugal
Telm.: +351 913722738
Email: eson-portugal@eso.org

Richard Hook
ESO, La Silla, Paranal, E-ELT & Survey Telescopes Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6655
Telm.: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1238, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1238pt
Nome:NGC 2359
Tipo:Milky Way : Nebula
Facility:Very Large Telescope
Instrumentos:FORS2

Imagens

Imagem da Nebulosa do Capacete de Thor por ocasião do 50º Aniversário do ESO
Imagem da Nebulosa do Capacete de Thor por ocasião do 50º Aniversário do ESO
A Nebulosa do Capacete de Thor (NGC 2359) na constelação do Cão Maior
A Nebulosa do Capacete de Thor (NGC 2359) na constelação do Cão Maior
Vista de campo largo do céu em torno da Nebulosa do Capacete de Thor
Vista de campo largo do céu em torno da Nebulosa do Capacete de Thor

Vídeos

O ESO celebra o seu 50º Aniversário
O ESO celebra o seu 50º Aniversário
Zoom na direção do Capacete de Thor
Zoom na direção do Capacete de Thor
Panorâmica da Nebulosa do Capacete de Thor
Panorâmica da Nebulosa do Capacete de Thor
Video News Release 37: o ESO celebra o seu 50º Aniversário (B-roll)
Video News Release 37: o ESO celebra o seu 50º Aniversário (B-roll)