Nota de Imprensa

Príncipe Philippe da Bélgica lidera uma delegação industrial em visita aos locais do ESO no Chile

8 de Dezembro de 2011

O príncipe herdeiro da Bélgica visitou o Observatório do Paranal do ESO, acompanhado por uma delegação empresarial em busca de futuras oportunidades para a indústria europeia, no âmbito do projeto do ESO, o European Extremely Large Telescope.

Sua Alteza Real o Príncipe Philippe, Duque de Brabante, Príncipe Herdeiro da Bélgica, iniciou a sua visita aos locais do ESO no Chile na segunda-feira, 5 de Dezembro de 2011, participando num Dia Industrial nos gabinetes do ESO de Vitacura, em Santiago, Chile. O evento sublinhou as muitas oportunidades que terão brevemente as empresas europeias, graças ao E-ELT do ESO, que será “o maior olho no céu do mundo”, com um espelho primário da ordem dos 40 metros.

“O E-ELT trará enormes oportunidades tanto às empresas como às organizações dos países membros do ESO, e no seu papel de maior telescópio deste tipo, será um poderoso impulsionador da investigação futura,” declarou o Prof. Massimo Tarenghi, representante do ESO no Chile.

Como um dos países membros fundadores do ESO, a Bélgica deu já inúmeras contribuições importantes para a organização. Como exemplo, os quatro Telescópios Auxiliares instalados no Observatório do Paranal foram construídos pela empresa belga AMOS (Liège). Dois contratos importantes relacionados com a fase de conceção do E-ELT foram atribuídos a empresas belgas.

A comunidade astronómica belga faz também um uso extensivo das infraestruturas do ESO. Muito recentemente, o telescópio belga TRAPPIST, instalado no Observatório de La SIlla do ESO, foi utilizado para fazer uma descoberta importante relacionada com o planeta anão Éris (eso1142).

Na quarta-feira, dia 7 de Dezembro, a delegação voou de Santiago para o deserto do Atacama, um dos locais mais secos à face da Terra, onde está situado o Observatório do Paranal do ESO. Sua Alteza Real fez uma visita às instalações, acompanhado pelo Prof. Massimo Tarenghi e pelo Dr. Michael Sterzik, que explicaram o objetivo e operação dos telescópios. Depois da abertura das cúpulas ao pôr-do-sol, a delegação foi conduzida até uma das salas de controlo para ver algum do trabalho científico que está a ser atualmente realizado no Paranal.

O Príncipe Philippe foi acompanhado pelo Ministro Marcourt, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Economia, das PME, do Comércio Externo e das Novas Tecnologias do Governo da Região Valã, o Ministro de Estado Jos Chabert e Dirk van Eeckhout, Embaixador da Bélgica no Chile, assim como por uma importante delegação empresarial, que incluía representantes das empresas AMOS, SEPTENTRIO, ENE, XENIC e da Universidade de Liège.

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.