Kids

Nota de Imprensa

Galáxias distantes revelam como o nevoeiro cósmico se dissipou

Novas Observações VLT estabelecem a linha cronológica da reionização

12 de Outubro de 2011

Cientistas utilizaram o Very Large Telescope do ESO para sondar o Universo primordial a diferentes idades à medida que este se ia tornando transparente à radiação ultravioleta. Esta breve mas dramática fase da história cósmica - conhecida como reionização - ocorreu há cerca de 13 mil milhões de anos. Ao estudar detalhadamente as galáxias mais distantes alguma vez encontradas, a equipa conseguiu determinar pela primeira vez a linha cronológica da reonização. A equipa demonstrou também que esta fase deve ter ocorrido mais depressa do que os astrónomos pensavam anteriormente.

Uma equipa internacional de astrónomos utilizou o VLT como uma máquina do tempo e observou no Universo primordial várias das galáxias mais distantes alguma vez detetadas. A equipa conseguiu medir distâncias de forma precisa e descobriu que estamos a ver estas galáxias tal como eram entre 780 a mil milhões de anos depois do Big Bang [1].

As novas observações permitiram aos astrónomos estabelecer pela primeira vez uma linha cronológica para o que é conhecido como a Era da Reionização [2]. Durante esta fase o nevoeiro de hidrogénio gasoso estava a desaparecer, permitindo que a radiação ultravioleta atravessasse o Universo pela primeira vez sem ser impedida.

Os novos resultados que serão publicados na revista da especialidade Astrophysical Journal, resultaram de uma procura longa e sistemática de galáxias distantes que a equipa executou ao longo dos últimos três anos.

“Os arqueólogos conseguem reconstruir uma linha cronológica do passado a partir dos artefactos que encontram em diferentes camadas no solo. Os astrónomos podem fazer melhor: podem olhar diretamente para o passado distante e observar a radiação ténue de diferentes galáxias em diferentes estados da evolução cósmica,” explica Adriano Fontana, do Observatório Astronómico de Roma, INAF, que liderou este projeto. “As diferenças entre as galáxias informam-nos sobre as condições do Universo em plena transformação durante este importante período de tempo e da rapidez com que estas mudanças ocorriam.”

Os diferentes elementos químicos brilham de modo intenso para determinadas cores. Estes picos de brilho são as chamadas riscas de emissão. Uma das mais intensas riscas de emissão no ultravioleta é a risca de Lyman-alfa, emitida pelo hidrogénio [3]. É brilhante e facilmente reconhecível, de modo que pode ser facilmente detetada mesmo em observações de galáxias muito ténues e longínquas.

Ao encontrar a risca de Lyman-alfa em cinco galáxias longínquas [4] a equipa conseguiu descobrir dois factos muito importantes: primeiro, ao observar de quanto é que a risca estava deslocada para o vermelho no espectro, a equipa pôde determinar a distância às galáxias e consequentemente quão próximo depois do Big Bang estavam a ser observadas [5]. Este facto levou-os a colocar as galáxias por ordem, criando assim uma linha cronológica que mostra como é que a luz das galáxias evoluiu no tempo. Segundo, conseguiram determinar até que ponto a emissão de Lyman-alfa - vinda do hidrogénio brilhante que se encontra no interior das galáxias - é reabsorvida pelo nevoeiro de hidrogénio neutro no espaço intergalático em diferentes alturas no tempo.

“Observamos uma enorme diferença na quantidade de radiação ultravioleta que é reabsorvida entre as mais antigas e as mais recentes galáxias da nossa amostra,” diz a autora principal do artigo científico Laura Pentericci, do Observatório Astronómico de Roma, INAF. “Quando o Universo tinha apenas 780 milhões de anos o hidrogénio neutro era muito abundante, enchendo cerca de 10 a 50% de todo o volume do Universo. Mas apenas 200 milhões de anos mais tarde a quantidade de hidrogénio neutro tinha já diminuído para um nível muito baixo, semelhante ao que observamos hoje. Pensamos por isso que a reionização se deve ter dado muito mais rapidamente do que os astrónomos pensavam.”

Além de sondar a taxa à qual o nevoeiro primordial desapareceu, as observações da equipa sugerem também a fonte provável de radiação ultravioleta, a qual forneceu a energia necessária à ocorrência da reionização. Existem várias teorias que competem entre si sobre a origem desta radiação - duas das principais referem a primeira geração de estrelas no Universo [6] e a intensa radiação emitida pela matéria que cai em buracos negros.

“A análise detalhada da radiação ténue emitida pelas duas galáxias mais distantes que encontrámos sugere que a primeira geração de estrelas pode ter contribuído para a energia libertada observada,” diz Eros Vanzella do INAF Observatório de Trieste, um membro da equipa de investigação. “Seriam estrelas muito jovens e de grande massa, cerca de cinco mil vezes mais jovens e com cem vezes mais massa do que o Sol. Estas estrelas teriam sido capazes de dissipar o nevoeiro primordial, tornando-o transparente.”

São necessárias medições muito precisas para confirmar ou excluir esta hipótese e mostrar que as estrelas podem produzir esta energia. Para isso precisamos de observações feitas a partir do espaço, ou então do European Extremely Large Telescope planeado pelo ESO, que será o maior olho no céu do mundo, quando estiver operacional no início da próxima década.

Estudar este período precoce da história cósmica é tecnicamente desafiante porque são necessárias observações muito precisas de galáxias extremamente distantes e pouco luminosas, uma tarefa que apenas pode ser levada a cabo pelos telescópios mais potentes. Para este estudo a equipa utilizou o enorme poder coletor dos espelhos de 8.2 metros do VLT para fazer observações espectroscópicas, tendo como alvo galáxias inicialmente identificadas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA e observadas em imagens profundas do VLT.

Notas

[1] A galáxia mais distante de que temos conhecimento, com uma distância calculada por espectroscopia, possui um desvio para o vermelho, z, de 8.6, o que a coloca a 600 milhões de anos depois do Big Bang (eso1041). Há uma galáxia que se pensa ter um desvio para o vermelho de cerca de 10 (480 milhões de anos depois do Big Bang) identificada pelo Telescópio Espacial Hubble, mas espera-se ainda confirmação deste resultado. A galáxia mais distante do estudo aqui apresentado tem um desvio para o vermelho de 7.1, encontrando-se por isso a 780 milhões de anos depois do Big Bang. O Universo tem hoje 13.7 mil milhões de anos de idade. A nova amostra de cinco galáxias com deteções de Lyman-alfa confirmadas (de entre cerca de 20 candidatas) inclui metade de todas as galáxias conhecidas com z > 7.

[2] Na altura em que as primeiras estrelas e galáxias se formaram, o Universo encontrava-se cheio de hidrogénio gasoso electricamente neutro, elemento que absorve radiação ultravioleta. À medida que a radiação ultravioleta emitida por estas galáxias primordiais excitava o gás, tornando-o electricamente carregado (ionizado), o Universo ia ficando cada vez mais transparente à radiação ultravioleta. Este processo é tecnicamente conhecido por reionização, já que se pensa que durante um breve período de tempo situado algures entre os primeiros 100 000 anos depois do Big Bang, o hidrogénio encontrar-se-ia também ionizado.

[3] A equipa mediu os efeitos do nevoeiro de hidrogénio através de espectroscopia, uma técnica que envolve separar a radiação emitida pela galáxia na sua radiação colorida constituinte, tal como um prisma separa a luz solar num arco-íris.

[4] A equipa utilizou o VLT para estudar o espectro de 20 galáxias com desvios para o vermelho próximos de 7. Estes objetos tinham sido identificados em imagens profundas de estudos feitos em três campos diferentes. Dos 20 alvos 5 apresentavam emissão Lyman-alfa claramente detetada. Este é correntemente o único conjunto de galáxias com z da ordem de 7 confirmado por meio de espectroscopia.

[5] Uma vez que o Universo se encontra em expansão, o comprimento de onda dos objetos é esticado à medida que viaja pelo espaço. Quanto mais longe a luz viajar, mais o comprimento de onda é esticado. Como o vermelho é o maior comprimento de onda visível aos nosso olhos, a caraterística cor vermelha que este efeito provoca nos objetos extremamente distantes, tornou-se conhecida como desvio para o vermelho. Embora seja tecnicamente uma medida de como a cor da radiação de um objeto é afetada, é também por acréscimo uma medida tanto da distância ao objeto como quanto tempo depois do Big Bang o estamos a observar.

[6] Os astrónomos classificam as estrelas em três classes distintas, conhecidas como População I, População II e População III. As estrelas de População I, como o nosso Sol, são ricas em elementos pesados sintetizados no coração de estrelas mais velhas e em explosões de supernovas. Uma vez que se formam a partir dos restos de gerações de estrelas anteriores, estas estrelas apenas se observam numa fase mais tardia do Universo. As estrelas de População II têm menos elementos pesados e são predominantemente constituídas por hidrogénio, hélio e lítio criados durante o Big Bang. São estrelas mais velhas, embora existam ainda muitas no Universo atual. As estrelas de População III nunca foram observadas diretamente, mas pensa-se que terão existido no Universo primordial. Uma vez que apenas conteriam matéria criada durante o Big Bang, estas estrelas não possuiriam nenhum elemento pesado. Devido ao papel dos elementos pesados na formação das estrelas, apenas estrelas muito grandes com tempos de vida muito curtos se conseguiriam formar nesta fase e por isso todas as estrelas de População III terminariam rapidamente as suas vidas sob a forma de supernovas nos anos iniciais do Universo. Na realidade, nunca se confirmou a existência destas estrelas de População III,  mesmo em observações de galáxias muito longínquas.

Informações adicionais

Este trabalho foi apresentado num artigo científico “Spectroscopic Confirmation of z∼7 LBGS: Probing the Earliest Galaxies and the Epoch of Reionization”, que será publicado na revista da especialidade Astrophysical Journal.

A equipa é composta por L.Pentericci (INAF Osservatorio Astronomico di Roma, Roma, Itália [INAF-OAR]),  A. Fontana (INAF-OAR), E. Vanzella (INAF Osservatorio Astronomico di Trieste, Trieste, Itália [INAF-OAT]), M. Castellano (INAF-OAR), A. Grazian (INAF-OAR), M. Dijkstra (Max-Planck-Institut für Astrophysik, Garching, Alemanha), K. Boutsia (INAF-OAR), S. Cristiani (INAF-OAT), M. Dickinson (National Optical Astronomy Observatory, Tucson, EUA), E. Giallongo (INAF-OAR), M. Giavalisco (University of Massachusetts, Amherst, EUA), R. Maiolino (INAF-OAR), A. Moorwood (ESO, Garching), P. Santini (INAF-OAR).

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

Contactos

Margarida Serote
ESO Science Outreach Network
Castro Marim, Portugal
Telm.: + 351 964951692
Email: eson.portugal@gmail.com

Dr. Laura Pentericci
INAF Rome Astronomical Observatory
Rome, Italy
Tel.: +39 06 94 286 450
Email: laura.pentericci@oa-roma.inaf.it

Dr. Adriano Fontana
INAF Rome Astronomical Observatory
Rome, Italy
Tel.: +39 06 94 286 456
Email: adriano.fontana@oa-roma.inaf.it

Richard Hook
ESO, La Silla, Paranal, E-ELT and Survey Telescopes Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6655
Email: rhook@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1138, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1138pt
Nome:Galaxies, NTTDF-474
Tipo:Early Universe : Galaxy
Early Universe : Cosmology
Facility:Very Large Telescope
Instrumentos:FORS2
Science data:2011ApJ...743..132P

Imagens

Artist’s impression of galaxies at the end of the era of reionisation (artist’s impression)
Artist’s impression of galaxies at the end of the era of reionisation (artist’s impression)
apenas em inglês
A galaxy seen when the Universe was only 820 million years old
A galaxy seen when the Universe was only 820 million years old
apenas em inglês
A galaxy seen when the Universe was only 840 million years old
A galaxy seen when the Universe was only 840 million years old
apenas em inglês

Vídeos

Animation of artist’s impression of galaxies at the end of the era of reionisation
Animation of artist’s impression of galaxies at the end of the era of reionisation
apenas em inglês