Nota de Imprensa

Brasil junta-se ao Observatório Europeu do Sul

30 de Dezembro de 2010

A República Federal do Brasil assinou ontem um acordo formal de adesão no sentido de se tornar membro de pleno direito do Observatório Europeu do Sul (ESO). Depois da ratificação governamental, o Brasil tornar-se-á o décimo quinto Estado Membro do ESO e o primeiro fora da Europa.

A 29 de Dezembro de 2010, numa cerimónia em Brasília, o Ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, e o Director Geral do ESO, Tim de Zeeuw, assinaram o acordo de adesão formal que fará do Brasil um Estado Membro do Observatório Europeu do Sul. O Brasil tornar-se-á assim o décimo quinto Estado Membro do ESO e o primeiro fora da Europa. Uma vez que o acordo significa uma adesão a uma convenção internacional, tem ainda que ser submetido ao Parlamento Brasileiro para ratificação [1]. A assinatura do acordo deu-se no seguimento da aprovação unânime do Conselho do ESO numa reunião extraordinária realizada a 21 de Dezembro de 2010.

“A adesão ao ESO dará um novo ímpeto ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e  da inovação no Brasil, no seguimento dos esforços consideráveis que o nosso governo tem vindo a realizar para fazer avançar o país nestas áreas estratégicas,” diz Rezende.

O Observatório Europeu do Sul tem uma longa história de envolvimento bem sucedido com a América do Sul, desde a altura em que o Chile foi seleccionado como o melhor local para os seus observatórios em 1963. No entanto, e até agora, nunca nenhum país fora da Europa tinha aderido ao ESO como Estado Membro.

“O facto do Brasil se tornar membro do ESO dará à vibrante comunidade astronómica brasileira total acesso ao observatório mais produtivo do mundo e abrirá novas oportunidades à indústria brasileira de alta tecnologia, uma vez que poderá contribuir para o projecto do European Extremely Large Telescope. Trará também novos recursos e competências à Organização, numa altura em que estas darão certamente uma contribuição importante a este projecto tão interessante,” acrescenta o Director Geral do ESO, Tim de Zeeuw.

A fase de concepção do European Extremely Large Telescope (E-ELT) foi recentemente concluída, tendo-se seguidamente prosseguido a uma importante revisão, onde todos os aspectos deste enorme projecto foram analisados detalhadamente por um painel internacional de especialistas independentes. O painel considerou que o projecto E-ELT está tecnicamente preparado para entrar na fase de construção. A decisão final de construção do E-ELT está planeada para 2011 e quando as operações começarem no início da próxima década astrónomos europeus, brasileiros e chilenos terão acesso a este gigantesco telescópio.

O presidente do Conselho do ESO, Laurent Vigroux, conclui: “Os astrónomos no Brasil beneficiarão da colaboração com colegas europeus, e naturalmente do tempo de observação de que disporão nos observatórios de vanguarda do ESO, em La Silla e no Paranal, assim como no ALMA, o qual o ESO está actualmente a construir com os seus parceiros internacionais.”

Notas

[1] Depois da ratificação da adesão do Brasil, os Estados Membros do ESO serão:
Áustria, Alemanha, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça.

Informações adicionais

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 14 países: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico, no visível, mais avançado do mundo e o VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projecto astronómico que existe actualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 42 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

  • Press release from the Brazilian Ministry of Science and Technology
  • More info about Brazil's accession in our FAQ: ESO & Brazil

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001 - 454 Coimbra, Portugal
Telm.: 914002960
Email: eson.portugal@gmail.com

Lars Lindberg Christensen
Head, ESO education and Public Outreach Department
Garching, Germany
Tel.: +49-89-3200-6761
Telm.: +49-173-3872-621
Email: lars@eso.org

Gonzalo Argandoña
ESO education and Public Outreach Department
Santiago, Chile
Tel.: +56-2-463-3258
Telm.: +56-9-9-233-6137/+56-9-9-829-4202
Email: gargando@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1050, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1050pt
Nome:ESO Member States
Tipo:Unspecified : People : Other/General
Facility:Other

Imagens

Brazil to join the European Southern Observatory
Brazil to join the European Southern Observatory
apenas em inglês
The signing ceremony with Brazil
The signing ceremony with Brazil
apenas em inglês