Eventos, Exposições e Campanhas

Para além de enviar notícias importantes aos media e ao público em geral por meio das notas de imprensa, fotos de imprensa e material de vídeo, o ESO organiza ocasionalmente eventos especiais ou particularmente dirigidos à imprensa. Exemplos destes eventos são os Dias Abertos, Encontros para partilhar informação e estreitar os laços da relação entre o ESO e os seus parceiros industriais, Encontros com os media para dar a conhecer desenvolvimentos técnicos e científicos importantes. Informação sobre estes eventos, passados, presentes e futuros, estão disponíveis nas páginas do ESO de eventos especiais e eventos mediáticos.

O ESO coordena frequentemente atividades públicas científicas ligadas a importantes fenómenos astronómicos. A informação disponível sobre acontecimentos destes inclui o Eclipse Solar de 1999 e o Trânsito de Vénus de 2004. Informação sobre eventos astronómicos passados que tiveram um grande envolvimento do ESO estão ainda disponívies no site geral do ESO.

Para obter informação sobre eventos astronómicos que irão acontecer e sobre as atividades que o ESO irá promover nesse âmbito por favor contacte o Departamento de Educação e Divulgação do ESO.

Notícias e eventos relacionados com os programas educacionais do ESO são anunciados pelo Gabinete de Educação do ESO, que apoia a educação nas áreas da astronomia e astrofísica, particularmente a nível do ensino secundário. Este apoio inclui o fornecimento de algum material didático, formação de professores e projetos educacionais específicos.


Cosmos deslumbra portugueses a partir do mês de Fevereiro

Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), Lisboa

 

LISBOA, Janeiro, dia 31, 2013 – Dezenas de imagens astronómicas poderão ser vistas na exposição Um Universo Deslumbrante, a partir do dia 8 de Fevereiro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), em Lisboa. O público poderá observar imagens de galáxias, nebulosas e enxames de estrelas, em grande formato e em alta definição, obtidas pelos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) no âmbito da celebração dos 50 anos desta instituição europeia para a investigação em astronomia.

Portugal, membro do ESO desde 2001, associa-se assim a este evento, que constitui um marco na história da astronomia na Europa. José Afonso, director do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) e comissário da exposição, sublinha que “este evento é, acima de tudo, uma homenagem à capacidade e ao engenho do ser humano, nesta eterna procura pelas suas origens. As imagens deslumbrantes em exposição mostram as maravilhas que o Universo nos oferece, muitas delas ainda para além da compreensão humana”.

O CAAUL e o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) são as entidades responsáveis pela exposição que agora inaugura em Lisboa. Para além da investigação de projecção internacional, o CAAUL tem vindo a desenvolver actividades de divulgação em astronomia, como cursos, palestras, visitas e observações astronómicas para o público em geral.

Mais informação em:

Página CAAUL: www.caaul.oal.ul.pt
Página da Exposição: www.universodeslumbrante.pt

Facebook CAAUL : www.facebook.com/caaul.astro
Facebook da Exposição: www.facebook.com/UniversoDeslumbrante

Contactos:

José Afonso
Director do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
jafonso@oal.ul.pt

João Retrê
Coordenador do Departamento de Divulgação Científica
jretre@oal.ul.pt

Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda – Edifício Leste – 2º Piso
1349-018 Lisboa
Tel.: (+351) 21 361 67 30
Fax: (+351) 21 361 67 50


Inauguração de "Um Universo Deslumbrante" no Planetário do Porto

10 de outubro 2012, Planetário do Porto

 

A exposição, que celebra os 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO) será inaugurada pelo Exmo. Senhor Ministro do Ensino e Ciência, Professor Doutor Nuno Crato.

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) convida a imprensa a assistir à inauguração oficial da exposição "Um Universo Deslumbrante", às 10h da próxima quarta-feira 10 de outubro 2012, no edifício do Planetário do Porto/CAUP. Em Portugal, país-membro de pleno direito do ESO desde 2001, a exposição foi organizada através de uma parceria entre o CAUP e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL).


50º Aniversário do Observatório Europeu do Sul celebrado com evento especial no Observatório Astronómico de Lisboa

5 de Outubro de 2012, Observatório Astronómico de Lisboa

 

De forma a celebrar o 50º aniversário do Observatório Europeu do Sul (ESO), um marco importante na história da astronomia europeia e internacional, o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) e o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em parceria com o ESO, promovem uma noite de actividades no dia 5 de Outubro de 2012, sexta-feira.

Toda a informação sobre o evento pode ser consultada na página: Celebração dos 50 anos do ESO - Evento especial


Um Universo Deslumbrante

28 de Setembro a 24 de Novembro de 2012, Planetário do Porto
8 de Fevereiro a 5 de Maio de 2013, Museu Nacional de História Natural da Ciência da Universidade de Lisboa

 

Um Universo Deslumbrante é uma exposição internacional que celebra os 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO) que mostra o Cosmos captado nos seus diferentes observatórios, situados em alguns dos lugares mais inóspitos da Terra. A galeria de 50 imagens visualmente deslumbrantes vai estar em exibição em vários países da Europa. Portugal, membro de pleno direito do ESO desde 2001, vai também receber o evento, associando-se ao ESO num importante marco na história da astronomia na Europa.

Para mais informações sobre o evento veja: http://www.universodeslumbrante.pt/


ESO Industry Day in Portugal: Oportunidades para a Indústria

25 de Outubro de 2011, Lisboa, Pavilhão do Conhecimento

 

O ESO está na vanguarda da Astronomia Europeia na construção e operação dos mais avançados telescópios terrestres do mundo: La Silla - primeiro observatório do ESO, o Very Large Telescope (VLT), o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) e outros. O “ESO Industry Day” em Portugal será uma oportunidade única de conhecer o ESO, o seu Executivo e saber mais sobre as oportunidades de contratos para os atuais e futuros projetos com particular destaque na construção do maior telescópio óptico/infravermelho do mundo, o “European Extremely Large Telescope (E -ELT)”.

Para mais informações consulte por favor http://esoiday.fct.pt/


National Workshop on ALMA: Getting Ready for Early Science

Junho 2010

 

The Atacama Large Millimetre Array is one of the most ambitious telescope projects ever. It will provide an unprecedented combination of sensitivity, angular resolution, spectral resolution and imaging fidelity at the shortest radio wavelengths for which the Earths atmosphere is transparent. Significant advances in a multitude of astronomical fields are expected; observations with unprecedented detail will be possible for forming stars and planets, protoplanetary disks, Milky-Way-like galaxies out to redshifts of 3 and the first galaxies that emerged from the cosmic "dark ages".

The initial science observations with ALMA will start in 2011, with a 16 antenna array. Special care has been taken by the project to ensure ALMA is accessible to all astronomers, and not only radio- interferometry experts. The Call for Early Science proposals is approaching rapidly - expected by the end of 2010 - and so it is fundamental to prepare the astronomical community to take full advantage of this revolutionary astronomical facility from the earliest days.

In this 1-day workshop we will aim to bring the Portuguese astronomical community up-to-date on the ALMA status and capabilities and show how one can prepare for the Early Science with ALMA. Presentations will focus on:

  • Project Overview
  • Early Science with ALMA
  • The ALMA Regional Center Network
  • Proposal preparation for ALMA: Observing Tool
  • Data Handling: some practical examples

SOC
Jose Afonso (CAAUL, Chair)
Mercedes Filho (CAUP)

LOC
Mercedes Filho (CAUP, Chair)
Elsa Silva (CAUP, Admin)

This workshop is co-organized by CAUP and CAAUL

Further information can be found in
http://www.astro.up.pt/investigacao/conferencias/nwa2010/


Abril 2010


Vista aérea do VLTI

O Very Large Telescope Interferometer (VLTI), operado pelo ESO, é o mais avançado telescópio do mundo. Este telescópio, em modo interferométrico, combina os quatro telescópios principais (fixos) de 8,2 m de diâmetro e/ou os quatro telescópios auxiliares (móveis) de 1,8 m de diâmetro.

Em Abril de 2010 terá lugar uma escola de introdução ao VLTI e aos seus instrumentos, incluindo a preparação de observações, a análise e processamento dos sinais recolhidos, assim como a apresentação do contexto astrofísico das observações. Esta escola é organizada por um consórcio de Universidades Europeias incluindo a Universidade do Porto e o seu Programa Doutoral em Astronomia (http://www.ma.fc.up.pt/ensino/astro_uk_3ciclo/).

Os destinatários da escola são alunos do 2º, 3º ciclo em astronomia e áreas afins (físicas, matemáticas e engenharias), independentemente da sua Universidade de origem, e também investigadores interessados em utilizar a instrumentação disponibilizada no VLTI.

Mais informações podem ser obtidas na página web da escola:
http://www.european-interferometry.eu/training/2010

A participação na escola poderá ser financiada pelos organizadores ou através de financiamentos complementares descritos na página da escola. A data limite de inscrição é 1 de Março de 2010.


Março 2010

Sessão nacional de encerramento do Ano Internacional da Astronomia 2009, com uma exposição do ESO

No próximo dia 17 de Março, pelas 17h30, decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, a sessão nacional de encerramento do Ano Internacional da Astronomia 2009. O programa, que pode ser consultado em http://www.astronomia2009.org/index.php?option=com_content&task=view&id=228&Itemid=154
, inclui uma exposição denominada "Astronomia no Portugal de Hoje" com elementos cedidos pelo Observatório Europeu do Sul (tais como duas maquetas do EETL). Esta exposição estará patente na Galeria de Exposições Temporárias, entre o dia 18 e o dia 23 de Março (das 10h-18h).