Anúncio

Cosmos deslumbra portugueses a partir do mês de Fevereiro

15 de Fevereiro de 2013

Dezenas de imagens astronómicas poderão ser vistas na exposição Um Universo Deslumbrante, a partir do dia 8 de Fevereiro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), em Lisboa. O público poderá observar imagens de galáxias, nebulosas e enxames de estrelas, em grande formato e em alta definição, obtidas pelos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) no âmbito da celebração dos 50 anos desta instituição europeia para a investigação em astronomia.

Portugal, membro do ESO desde 2001, associa-se assim a este evento, que constitui um marco na história da astronomia na Europa. José Afonso, director do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) e comissário da exposição, sublinha que “este evento é, acima de tudo, uma homenagem à capacidade e ao engenho do ser humano, nesta eterna procura pelas suas origens. As imagens deslumbrantes em exposição mostram as maravilhas que o Universo nos oferece, muitas delas ainda para além da compreensão humana”.

O CAAUL e o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) são as entidades responsáveis pela exposição que agora inaugura em Lisboa. Para além da investigação de projecção internacional, o CAAUL tem vindo a desenvolver actividades de divulgação em astronomia, como cursos, palestras, visitas e observações astronómicas para o público em geral.