Anúncio

Aberto concurso AstroCamera 2018

1 de Fevereiro de 2018

O ESO convida-o a participar no AstroCamera 2018, um concurso internacional que apoia a divulgação da astronomia e astrofotografia. O concurso é organizado pelo Centro Hewelianum situado em Gdańsk, na Polónia. Os vencedores receberão bolsas entregues pelos organizadores. O ESO, como um dos parceiros do evento, atribuirá livros e DVDs aos participantes que receberem menções honrosas por parte do júri.

Lançado inicialmente em 2011, no âmbito das comemorações do 400º aniversário do nascimento do astrónomo do século XVII, Johannes Hevelius, o concurso encontra-se aberto a todos os entusiastas de astronomia e astrofotografia. A vida e conquistas de Hevelius, um famoso observador do céu nocturno, inspirou o Centro Hewelianum a fazer do concurso AstroCamera um evento regular, sendo esta a sexta edição do mesmo.

O concurso encontra-se organizado nas seguintes categorias:

  • Categoria I: objetos do céu profundo (fotografias de enxames estelares, galáxias, nebulosas, etc.);
  • Categoria II: objetos do Sistema Solar (fotografias dos planetas, da Lua, cometas, meteoros, eclipses, trânsito de objetos, etc.);
  • Categoria III: paisagens astronómicas (fotografias de paisagens com objetos astronómicos, por exemplo, objetos astronómicos a nascer ou a pôr-se, movimentos da esfera celeste, etc.).

Todos os participantes podem concorrer com um máximo de cinco fotografias no total em todas as categorias; no entanto, apenas uma fotografia de um participante poderá ganhar um prémio de uma categoria individual.

As fotografias serão classificadas segundo os seguintes critérios: conteúdo, tipo de objeto, brilho do objeto, nível de dificuldade em fotografar o objeto, raridade, etc., e estética - i.e. atração visual do objeto, nitidez da imagem, redução de ruído, etc.

As fotografias devem ser submetidas a concurso através do email astrocamera2018@hewelianum.pl até ao dia 30 de abril de 2018 às 14:00 (hora de Portugal Continental). Os vencedores serão anunciados a 30 de maio de 2018.

Para mais informações relativas ao concurso e instruções de como participar, queira por favor consultar a webpage do concurso.

Contactos

Magdalena Więcek
Centrum Hewelianum
Gdańsk, Polónia
Tel: +48 58 300-08-42
Email: magdalena.wiecek@hewelianum.pl

Oana Sandu
Community Coordinator & Communication Strategy Officer
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18007

Imagens

Concurso de astrofotografia AstroCamera
Concurso de astrofotografia AstroCamera