Anúncio

Oportunidades de financiamento no Chile

Chamada de propostas do Comité Conjunto do ESO e Governo do Chile

30 de Maio de 2017

De modo a desenvolver o programa de cooperação científica com o seu país de acolhimento, o ESO dispõe de um fundo que gere anualmente dedicado ao desenvolvimento de disciplinas relacionadas com astronomia e tecnologia no Chile. O painel, constituído por representantes do ESO e do governo chileno (que trabalham a partir do Ministério de Negócios Estrangeiros), avalia e selecciona os programas a serem apoiados por este fundo. Existem 5 áreas de apoio:

  • Fundos de apoio do ESO a programas pós-doutorais em astronomia a realizar em instituições académicas chilenas.
  • Fundos para posições académicas na faculdade por períodos de até dois anos em instituições académicas chilenas.
  • Fundos para apoiar o desenvolvimento e a apresentação de programas educativos para o ensino e disseminação da astronomia no Chile.
  • Fundos para apoiar programas de desenvolvimento e construção de sistemas tecnológicos para a astronomia.
  • Fundos para apoiar o desenvolvimento da astronomia em áreas não cobertas pelas quatro categorias anteriores.

O Comité Conjunto do ESO e Governo do Chile levará em consideração todas as propostas que contribuam para o desenvolvimento da astronomia no Chile, atribuindo fundos até um total aproximado de 320 milhões de pesos chilenos para 2017. Os critérios para a atribuição de fundos terão em conta o mérito dos projetos, as prioridades estratégicas determinadas pelo Comité, o acordo entre o montante pedido e o âmbito dos projetos, e o mérito dos requerentes. Em particular, o comité encoraja fortemente a submissão de propostas ambiciosas na área da astro-engenharia que pretendam fortalecer a colaboração entre grupos ou instituições no Chile e no estrangeiro. Uma parte substancial do fundo disponível será atribuída a este tipo de projetos para um período inicial de dois anos, com a possibilidade de renovação por dois períodos adicionais, até um total de 6 anos. Os projetos aprovados nesta modalidade terão que ser apresentados a cada dois anos, estando a sua renovação sujeita à avaliação favorável das atividades realizadas no período anterior.

As propostas têm que ser submetidas pelas instituições, sendo o prazo limite das candidaturas as 12:00 (hora local chilena) do dia 31 de julho de 2017.

As propostas devem ser escritas em inglês ou espanhol, usando o formulário dado no link abaixo (o formulário existe apenas em espanhol).

Para mais informações sobre a submissão de propostas, queira por favor contactar o gabinete do Representante do ESO no Chile.

Links

Contactos

Fernando Comerón
ESO Chile
Alonso de Córdova 3107, Vitacura
Santiago, Chile
Tel: 00 56 24633051
Email: fcomeron@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17028

Imagens

A Lua e Vénus no céu chileno
A Lua e Vénus no céu chileno