Anúncio

Cerimónia marca enorme progresso na construção do Supernova do ESO

29 de Outubro de 2015

Nos últimos meses, a construção do Supernova, o Planetário e Centro de Visitantes do ESO, tem avançado imenso e a arquitetura notável do edifício já se distingue perfeitamente. Para celebrar o passo acelerado dos trabalhos de construção, preparámos uma festa que teve lugar a 28 de outubro de 2015, na Sede do ESO em Garching bei München, Alemanha.

Os trabalhadores da obra foram convidados pelo ESO, pelos arquitetos Bernhardt + Partner e outras companhias envolvidas na construção incluindo Schumann Projektsteuerung, Bollinger + Grohmann, IB Hausladen e Burnickl Ingenieure, para uma festa que incluiu comida e cerveja. A ocasião deu a oportunidade, tanto à equipa de construção como aos futuros ocupantes, de celebrar o progresso do edifício e desejar aos seus ocupantes muita sorte no futuro.

O ESO, os arquitetos e outros parceiros envolvidos gostariam particularmente de aproveitar esta oportunidade para agradecer aos trabalhadores da obra a sua excecional dedicação na construção de um edifício tão complexo e invulgar.

Estiveram presentes na festividade representantes de todas as companhias envolvidas na obra, num total de 70 pessoas.

O Supernova do ESO, concebido pelos arquitetos Bernhardt + Partner e doado pela Fundação Klaus Tschira Stiftung, dará aos visitantes uma experiência imersiva de astronomia e dos resultados científicos, projetos e avanços tecnológicos do ESO. Incluirá um planetário digital de vanguarda de cúpula completa, uma exposição interativa e uma pequeno cinema 3D. As estações científicas interativas desenvolvidas pelo HITS oferecerão aos visitantes uma introdução engraçada a uma grande variedade de tópicos científicos.

A cerimónia de colocação da primeira pedra do Supernova do ESO realizou-se a 24 de fevereiro de 2015 (ann15011), marcando assim o começo da fase principal de construção da infraestrutura, que deverá ficar pronta no início de 2017, prevendo-se a sua abertura ao público durante a segunda metade de 2017.

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido pelo co-fundador Klaus Tschira e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito do processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados em ciências naturais, matemática e ciência de computadores. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica.

A Klaus Tschira Stiftung promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância estendendo-se por escolas, universidades e centros de investigação.