Anúncio

Oiça a música de uma estrela moribunda

A Caixa de Música ALMA, atualmente em exibição no Japão, encontra-se disponível no iTunes

27 de Outubro de 2015

Música da Caixa de Música ALMA — um trabalho artístico audio que toca melodias criadas pelas observações do ALMA — está agora disponível para venda na loja iTunes, na compilação CD Music for a Dying Star (Música de CD para uma Estrela Moribunda).

R Sculptoris, uma estrela gigante vermelha massiva situada a aproximadamente 1000 anos-luz de distância na constelação do Escultor, encontra-se nas fases finais da sua vida, estando a expelir violentamente para o espaço enormes quantidades de gás à medida que vai gastando o seu combustível.

A Caixa de Música ALMA toca discos musicais inscritos com informação de observações do ALMA desta estrela moribunda, baseada em imagens obtidas a 70 frequências rádio diferentes. A Caixa de Música, uma colaboração entre o Observatório Astronómico Nacional do Japão, a PARTY New York e o Qosmo, toca 70 discos musicais, cada um correspondente a uma das frequências rádio observadas. Os discos apresentam buracos correspondentes a pontos de intensidade na emissão.

A Caixa de Música ALMA está em exibição no Museu de Arte Contemporânea Século XXI, em Kanazana, no Japão, até 15 de novembro de 2015. A exposição apresenta também um modelo miniatura de uma antena ALMA japonesa de 12 metros e dois receptores, como os que estão instalados nas antenas para receber ondas rádio.

O sucesso da exposição deu recentemente lugar à produção de uma compilação crowd-funded CD Music for a Dying Star. Este CD tem um série de melodias da Caixa integradas em música original de 11 artistas internacionais, incluindo Taeji Sawai, Takagi Masakatsu, Throwing a Spoon e Christian Fennesz.

Music for a Dying Star pode ser adquirido na loja iTunes por 14,88 euros. Para mais informações sobre a Caixa de Música ALMA e o CD consulte o website dedicado.

Mais informação

O ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre o ESO,  a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile.

Links

Contactos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15082

Imagens

Música para uma Estrela Moribunda
Música para uma Estrela Moribunda
A Caixa de Música ALMA
A Caixa de Música ALMA
A Caixa de Música ALMA
A Caixa de Música ALMA