Anúncio

Construa o seu próprio E-ELT em LEGO!

22 de Setembro de 2014

No dia 19 de junho de 2014 as obras de construção do European Extremely Large Telescope (E-ELT) começaram no deserto do Atacama do Chile. Deu-se início ao aplanar do cume do Cerro Armazones, local onde será construído o maior telescópio do mundo. Apesar destes trabalhos de construção terem já começado, a primeira luz do telescópio - o qual terá um espelho primário de 39 metros - não acontecerá antes de 2024.

Para acelerar este processo, num certo sentido,  o astrónomo holandês Frans Snik passou vários meses nas horas vagas a conceber o seu próprio E-ELT em LEGO©! Snik usou os programas de design ldraw e bricksmith para construir um modelo que tem precisamente 5274 peças, as quais encomendou em bricklink. O custo total do modelo, que tem uma escala aproximada de 1:150, é de cerca de 600 euros.

Com um manual de construção detalhado e uma lista das peças necessárias - ambos fornecidos por Snik - qualquer pessoa pode agora construir a sua pequena versão do telescópio gigante. Está assim traçado o caminho para que qualquer construtor de LEGO monte este modelo e a melhor parte é que, à medida que o montamos, aprendemos como é que o design inovador este telescópio fantástico funciona na realidade.

No entanto, quem quiser embarcar nesta experiência deve investir algum do seu tempo, já que montar todo o modelo demora alguns dias. O resultado final tem uma quantidade incrível de detalhes e o modelo vira para um lado e para o outro. Inclui ainda os cinco espelhos do telescópio real, os instrumentos, as estrelas laser guia e um camião LEGO, construído à escala do resto do modelo.

O primeiro modelo construído por Snik foi oferecido ao Diretor Geral do ESO Tim de Zeeuw. O E-ELT em LEGO estará também exposto no futuro Planetário Supernova e Centro de Visitantes do ESO, na Sede do ESO em Garching, Alemanha, a partir de 2017.