ann13058-pt — Anúncio

O astronauta da ESA Pedro Duque visita a Sede do ESO

27 de Junho de 2013

No dia 27 de junho de 2013, um dos astronautas da ESA, Pedro Duque, visitou a Sede do ESO em Garching bei München, Alemanha, tendo sido recebido à chegada pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw. Duque é um membro do Corpo de Astronautas Europeus da ESA, desempenhando actualmente as funções de Chefe do Gabinete de Operações de Voo, situado no Centro de Controlo Columbus, ao pé de Munique.

Durante a visita, Pedro Duque inteirou-se do programa do ESO e teve a oportunidade de visitar as instalações da Sede do ESO e de ver alguma da instrumentação que está a ser desenvolvida actualmente no local, incluindo hardware para o futuro European Extremely Large Telescope (E-ELT). Depois de almoçar com representantes do ESO, Pedro Duque dirigiu-se a uma enorme audiência composta por pessoal do ESO e estudantes e falou sobre a sua experiência como astronauta e sobre o seu trabalho actual.

Como astronauta da ESA, Duque participou em duas missões espaciais, primeiro como Especialista de Missão no Vaivém Espacial Discovery, missão STS-95 em 1998 e mais tarde em 2003, quando participou numa missão de dez dias à Estação Espacial Internacional.

Pedro Duque é igualmente um empreendedor com experiência em indústria aeroespacial. Durante uma dispensa de trabalho que lhe foi concedida pela ESA entre 2006 e 2011, o astronauta liderou um projecto de observação terrestre chamado Deimos Imaging S.L. (DMI), como Diretor de Gestão e depois como Presidente Executivo. A DMI é uma companhia totalmente privada que opera sistemas de observação terrestre para fins comerciais. Durante esse tempo, a companhia lançou o seu próprio satélite, o Deimos-1.

Links

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telml: +49 151 15 37 35 91
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann13058

Imagens

O astronauta da ESA Pedro Duque a falar para a audiência no ESO
O astronauta da ESA Pedro Duque a falar para a audiência no ESO
O astronauta da ESA Pedro Duque com o Diretor Geral do ESO
O astronauta da ESA Pedro Duque com o Diretor Geral do ESO