Anúncio

Publicado livro fotográfico “Em busca das nossas origens cósmicas”

13 de Março de 2013

O maior projeto astronómico do mundo, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), fará muito provavelmente correr rios de tinta nas revistas científicas em todo o mundo, nos próximos tempos, mas antes de tal acontecer, foi retratado com todo o pormenor no bonito livro fotográfico “Em busca das nossas origens cósmicas”.

Produzido especialmente para a inauguração do ALMA, que se realiza hoje numa cerimónia oficial a decorrer no local que acolhe o ALMA, nos Andes chilenos, o livro fotográfico proporciona-nos um olhar sobre a história do projeto e as pessoas que o tornaram possível. As imagens  levam o leitor numa viagem, desde os primeiros esboços para criar um enorme rádio interferómetro e o nascimento da ideia de fazer um projeto internacional comum, pela procura da localização ideal, os desafios técnicos e logísticos da construção do ALMA, até ao culminar bem sucedido do projeto, marcado pelos primeiros resultados científicos impressionantes - conseguidos ainda antes do observatório estar totalmente operacional.

Editado por Masaaki Hiramatsu, do Departamento de Educação e Divulgação Científica do Observatório Astronómico Nacional do Japão, no Chile, o livro fotográfico inclui 66 imagens, uma para cada uma das 66 antenas que compõem a rede ALMA, reunidas a partir dos arquivos das organizações parceiras no ALMA [1].

Serão entregues cópias do livro aos distintos convidados que participam na cerimónia de inauguração do ALMA.

[1] O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), que é gerido, pela Associação de Universidades (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório ALMA (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, gestão e operação do ALMA.