Anúncio

Transmissão em directo da inauguração do ALMA

Veja a cerimónia online no dia 13 de março

1 de Março de 2013

No dia 13 de março de 2013 o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) - o maior projeto astronómico terrestre do mundo - será inaugurado, marcando assim a transição de projeto em construção para observatório totalmente operacional. De modo a permitir às pessoas de todo o mundo assistir ao alcançar deste importante marco histórico na demanda da humanidade para compreender o cosmos, a inauguração vai ser transmitida em directo pela internet, a partir das instalações do Centro de Apoio às Operações do observatório, situado a uma altitude de 2900 metros nos Andes chilenos. A transmissão far-se-á entre as 14:30 e as 16:00 (hora de Portugal Continental).

A transmissão estará disponível nesse dia em http://www.almaobservatory.org/inauguration/. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, juntamente com centenas de convidados, entre eles representantes da comunidade científica mundial, pessoal e ex-pessoal do ESO, e comunidades situadas próximo do ALMA, celebrarão o sucesso do projeto. Serão também apresentados os mais recentes resultados deste observatório de vanguarda.

Mais informação

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa.

A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), que é gerido, pela Associação de Universidades (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Joint ALMA Observatory (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, comissionamento e operação do ALMA.

Links

Contactos

Douglas Pierce-Price

Public Information Officer, European Southern Observatory


Garching bei München, Germany


Tel: +49 89 3200 6759

Email: dpiercep@eso.org

Richard Hook

Public Information Officer, European Southern Observatory

Garching bei München, Germany

Tel: +49 89 3200 6655

Cell: +49 151 1537 3591

Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann13016

Imagens

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) à noite, sob as Nuvens de Magalhães
O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) à noite, sob as Nuvens de Magalhães