Escolha a sua língua:

ann12099-pt — Anúncio

Divulgada compilação de vídeos time-lapse do ALMA

12 de Dezembro de 2012

Encontra-se disponível uma compilação de sequências de vídeo time-lapse do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA). O vídeo consiste numa coletânea de imagens time-lapse do ALMA, situado no deserto do Atacama, no norte do chile, que mostra a dança sincronizada do conjunto de antenas, à medida que estas observam o límpido céu noturno, girando por cima das suas cabeças.

O vídeo time-lapse de vários minutos, mostra as antenas em diversas condições: quando anoitece e durante a madrugada, sob o brilho da Lua, com o centro da Via Láctea brilhando contra o céu escuro e com o brilho das luzes dos veículos do observatório e das próprias antenas. As observações têm como pano de fundo o belo céu nocturno que existe sobre o planalto chileno.

A compilação, produzida pelo ESO usando sequências dos Embaixadores Fotográficos do ESO, Christoph Malin (christophmalin.com), Babak Tafreshi (twanight.org) e José Francisco Salgado (josefrancisco.org), mostra apenas um pequeno conjunto das muitas antenas que constituem a rede. Quando estiver completo, o ALMA será composto por 66 antenas de alta precisão espalhadas por mais de 16 km – o maior projeto astronómico terrestre existente. Apesar de estar atualmente incompleta, a rede parcial encontra-se já em funcionamente, colectando dados astronómicos, como mostra o vídeo.

O ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. ESO é o parceiro europeu no ALMA.

Links

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12099

Imagens

Imagem da compilação de vídeos time-lapse de 2012 do ALMA
Imagem da compilação de vídeos time-lapse de 2012 do ALMA

Vídeos

Compilação de vídeos time-lapse de 2012 do ALMA
Compilação de vídeos time-lapse de 2012 do ALMA