Anúncio

Novo livro mostra imagens do ESO

Publicação do livro de astronomia alemão Universum für Alle

30 de Novembro de 2012

A Springer Spektrum acabou de publicar uma compilação de palestras astronómicas com muitas imagens fornecidas pelo ESO e pela ESA/Hubble. O livro, entitulado Universum für Alle: 70 spannende Fragen und kurzweilige Antworten (O Universo para Todos: 70 perguntas excitantes e respostas divertidas), foi compilado por Joachim Wambsganß, Diretor do Centro de Astronomia da Universidade de Heidelberg. Entre os cerca de 40 colaboradores, encontram-se Markus Pössel e Carolin Liefke, representantes alemães da rede de divulgação científica do ESO (ESON). O ESON é uma rede de pessoas sediadas nos Estados Membros do ESO e outros países que servem de contactos locais com os media, relacionadas com os desenvolvimentos do ESO, comunicados de imprensa e outros materiais.

O livro é baseado numa série de 70 conversas astronómicas curtas que tiveram lugar na Universidade de Heidelberg na Peterskirche University Church, chamada “Uni(versum) für alle! — Halbe Heidelberger Sternstunden” ou “Uni(verso) para Todos: Meia-hora de Heidelberg com as Estrelas”. O livro dedica uma curta secção a cada uma destas palestras, que abordaram uma grande variedade de questões astronómicas. Por exemplo, o que são estrelas cadentes? Os buracos negros existem realmente? Que perigos do espaço sideral nos ameaçam? Algumas dessas conversas relacionaram-se diretamente com o trabalho do ESO, como a de Roland Gredel “Por que é que precisamos do E-ELT?”, ou basearam-se em dados do ESO, como a palestra de Norbert Christlieb “Quantos anos tem a estrela mais velha?”

Muitas das palestras são ilustradas por uma enorme variedade de belas imagens do ESO – algumas obtidas com os telescópios do ESO, e outras dos locais de observação do ESO. Uma das fotografias é a imagem do ESO da Nebulosa do Capacete de Thor. Esta nebulosa foi fotografada com o VLT no âmbito das celebrações do 50º Aniversário do ESO a 5 de outubro de 2012, com a ajuda de Brigitte Bailleul – vencedora do concurso Tweet até ao VLT! (eso1238a). A capa é a igualmente incrível imagem do ESO da NGC 2264 – o enxame estelar da Árvore de Natal (eso0848a).

As 70 palestras originais foram gravadas ao vivo e estão disponíveis online. No final de cada capítulo do livro há um link (QR code e URL) para o vídeo correspondente. 

As palestras astronómicas e os vídeos, assim como o livro, são patrocinados pela Klaus Tschira Foundation, uma organização sem fins lucrativos estabelecida pelo físico Klaus Tschira em 1995 que almeja apoiar projetos em ciências naturais e computacionais, e matemática. Esta fundação está sediada em Heidelberg, Alemanha.

Links

Contactos

Prof Joachim Wambsganß
Director, Zentrum für Astronomie der Universität Heidelberg (ZAH)
Heidelberg, Germany
Tel: +49 6221 541 800
Email: jkw@uni-hd.de

Dr Markus Pössel
MPIA-Campus 
Heidelberg, Germany
Tel: +49 6221 528 261
Email: eson-germany@eso.org

Dr Carolin Liefke
MPIA-Campus 
Heidelberg, Germany
Tel: +49 6221 528 226
Email: eson-germany@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann12091

Imagens

Universum für Alle: Novo livro mostra imagens do ESO
Universum für Alle: Novo livro mostra imagens do ESO