Anúncio

Vem aí “Água: uma aventura cósmica” – um novo espectáculo de planetário

25 de Setembro de 2012

Os apreciadores de espectáculos de planetário poderão embarcar brevemente numa excitante aventura: a procura de água no Universo. No início de outubro, o Observatório Europeu do Sul, em colaboração com a Associação de Planetários de Língua Francesa (APLF) e o Planetário de Hamburgo trazem até ao público  “Água: uma aventura cósmica” – um novo espectáculo de planetário, de 30 minutos, que acompanha a astrofísica Eva Luna à medida que ela explora as turbulentas origens desta molécula vital.

Animações em 3D realistas e imagens de cortar o fôlego irão levá-lo numa jornada fascinante  até ao lugar mais seco na Terra, o deserto do Atacama, no Chile, onde os telescópios terrestres do ESO procuram planetas que contenham água, a molécula essencial à vida.

Lançado durante o ano do seu quinquagésimo aniversário, o espectáculo destaca as grandes conquistas do ESO, mostrando ao mesmo tempo algumas das imagens mais espetaculares do Observatório de La Silla, do VLT no Paranal e modelos 3D nunca vistos do maior olho no céu – E-ELT (European Extremely Large Telescope), o telescópio gigante que está a ser planeado pelo ESO.

Assista ao trailer aqui em inglês e aqui em francês.

Produzido por The Master Film Society, o espectáculo está disponível em inglês, francês e alemão. A banda sonora foi gravada em 5.1 surround digital e as imagens 3D 360° foram capturadas usando a câmara de vanguarda RED EPIC © 5K.

Os planetários interessados em mostrar este filme ao seu público podem pedir um dos formatos disponíveis:

  • Vídeo em padrão “fulldome” resolução 4k x 4k, ou 1k para cúpulas pequenas ou móveis; compatível com todos os sistemas digitais “fulldome” (SkySkan, Evans & Sutherland, RSAcosmos, Zeiss, SkyPoint etc.)
  • Kit de apresentação analógico clássico (imagens em alta resolução, panoramas completos do céu e imagens em formato janela).
  • Vídeo “fulldome” 1.2 K para cúpulas pequenas ou móveis.

O espectáculo completo estará disponível também em 3D Estereoscópico e terá um conjunto de módulos adicionáveis de 10 minutos cada, dando a possibilidade de um pós-espectáculo com interatividade com o público. Os módulos planeados incluem tópicos como: o E-ELT, água em Marte, água na Terra, a equação de Drake e exoplanetas. Atualizações das questões científicas apresentadas durante o espectáculo estarão disponíveis após setembro de 2012 (somente no formato fulldome).

Para saber mais sobre o espectáculo e sobre a maneira de o apresentar no seu planetário, leia este PDF (1.7 MB) ou entre em contacto com a Associação de Planetários de Língua Francesa (APLF) diretamente em agnes.acker@astro.unistra.fr.

Mais Informações

Realizado por: Didier Grosjean
Produzido por: The Master Film Society
Co-produção: Dr. Agnes Acker (Strasbourg University & Strasbourg Astronomical Observatory), Thomas W. Kraupe (Hamburg Planetarium), Lars Lindberg Christensen (ESO)

"Água: uma aventura cósmica" é a terceira colaboração da APLF com o ESO após "Em Busca das Nossas Origens Cósmicas" (2009, 65 planetários em todo o mundo) e "Mistérios do Céu do Sul" (realizado no âmbito do aniversário dos 40 anos do ESO, 2002, 40 planetários).

Links

Sobre o anúncio

Id:ann12064

Imagens

Impressão artística do E-ELT e do céu estrelado
Impressão artística do E-ELT e do céu estrelado
Impressão artística de um cristal de gelo de água
Impressão artística de um cristal de gelo de água
Impressão artística de um exoplaneta
Impressão artística de um exoplaneta