ann12060-pt — Anúncio

Brigitte Bailleul e o Capacete de Thor — vencedores dos concursos do 50º aniversário do ESO!

10 de Setembro de 2012

O Observatório Europeu do Sul (ESO) tem o prazer de anunciar os vencedores dos dois concursos dedicados ao 50º aniversário da Organização, que se comemoram este ano, "Escolha o que o VLT vai observar" e "Tweet até ao VLT". A nebulosa do Capacete de Thor (NGC 2359) teve o maior número de votos do público no primeiro concurso e será por isso o alvo destas observações especiais com o VLT. Brigitte Bailleul, de França, venceu a segunda competição e irá viajar até ao Observatório do Paranal, no Chile, para ajudar a fazer estas observações.

Pela primeira vez na história do VLT, o telescópio será apontado a um objeto no céu selecionado por membros do público – a nebulosa do Capacete de Thor (NGC 2359). As observações serão transmitidas ao vivo do VLT, no Paranal, no dia do aniversário dos 50 anos do ESO, 5 de outubro de 2012. Para além disso, teremos palestras e atrações a partir da sede do ESO durante todo o dia. Convidamos desde já o público a enviar questões aos astrónomos do ESO, e a transmissão estará disponível gratuitamente na internet através da página das competições do aniversário. No mesmo dia, realizar-se-ão eventos comemorativos, que fazem parte de nossa série de eventos de aniversário já em progresso em vários locais em todo o mundo.

A nebulosa do Capacete de Thor teve 908 votos de um total de 4044. Um sorteio aleatório foi feito entre todos os participantes e Mario Cannistra (Itália) ganhou o primeiro prémio – a última versão do iPad e um conjunto de produtos do ESO. Foram ainda atribuídos quinze prémios adicionais, consistindo em livros do ESO, DVDs, posters e autocolantes. A lista completa dos vencedores está disponível aqui.

“O Capacete de Thor é uma óptima escolha: uma nebulosa com um formato tão distinto e nome tão invulgar, o que pode muito bem ter sido o motivo de se ter tornado tão popular. No seu núcleo encontra-se um tipo muito raro de estrela muito quente e de elevada massa, que irá explodir em supernova no futuro. Mal posso esperar para ver as observações do VLT desta nebulosa!” diz Olivier Hainaut, astrónomo do ESO, que trabalha para o Departamento de Educação e Divulgação Científica (ePOD).

O "Tweet até ao VLT" recebeu mais de 2000 tweets de participantes que desejavam visitar o Observatório do Paranal, no Chile. O júri ficou impressionado com a curiosidade, entusiasmo e a vontade de partilhar astronomia com os outros, demonstradas pelos participantes no concurso.

“Tivemos professores que queriam partilhar a experiência de estar no Paranal com os seus alunos, pais que queriam inspirar os seus filhos, jovens interessados em serem astrónomos, pessoas mais velhas que sempre quiseram ser astrónomos. Foi incrível ver como a astronomia e o ESO inspiram pessoas de todas as idades”, disse Oana Sandu, Coordenadora de Comunicações do ePOD.

O júri teve dificuldade em escolher um vencedor, mas por fim, selecionou a escritora freelancer francesa  Brigitte Bailleul  pelo seu tweet “Eu visitaria o @ESO porque me sinto orgulhosa da Europa ter tido a visão de construir e operar esses telescópios!#ESO50years”.

“O tweet de Brigitte engloba tanto os valores centrais do ESO quanto sua missão. Há 50 anos, a 5 de outubro de 1962, cinco países europeus assinaram a Convenção do ESO. Foi a realização do sonho dos astrónomos líderes, de pôr a Europa na linha da frente da investigação científica através da cooperação, e da construção e operação das instalações observacionais terrestres mais avançadas” disse Lars Lindberg Christensen, diretor do ePOD. “Hoje, o ESO possui 15 Estados Membros e é o observatório terrestre mais produtivo do mundo. Todos devemos estar orgulhosos disso!”

Brigitte soube da competição através do feed do twitter do ESO, o qual ela seguia com interesse já há algum tempo. “O espaço é incrível. Eu nunca saio à noite sem olhar automaticamente para o céu, pois é incrivelmente lindo. E ainda assim, quando se olha por um telescópio, mesmo um pequeno, tem-se um vislumbre de algo muito além do que podemos imaginar. Eu só queria ver com os meus próprios olhos. Estar lá. Viajar para o hemisfério sul e ver o céu límpido. Contar a qualquer pessoa que queira ouvir a minha primeira experiência num telescópio de classe mundial e fazê-la olhar também para cima.”

Brigitte viajará para o Paranal no início de outubro para ajudar na realização das observações da nebulosa do Capacete de Thor com o VLT. Siga a sua conta no Twitter  e também a do ESO  para atualizações ao vivo.

Vinte outros participantes receberão um conjunto de produtos do ESO, como livros, DVDs, posters, etc. A lista completa dos vencedores e respectivos tweets está disponível aqui.

Gostaríamos de agradecer a todos os que participaram nas competições a sua contribuição e entusiasmo!

Links

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001-454 Coimbra, Portugal
Tlm.: 914002960
Email: eson-portugal@eso.org

Margarida Serote
ESO Science Outreach Network
Portugal
Tlm.: +351 913722738
Email: eson-portugal@eso.org

Olivier Hainaut
Astronomer
The education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 3200 6752
Email: ohainaut@eso.org

Oana Sandu
Community Coordinator
The education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann12060

Imagens

Vencedora do concurso ""Tweet até ao VLT"
Vencedora do concurso ""Tweet até ao VLT"
Vencedora do concurso de aniversário do ESO - a nebulosa do Capacete de Thor
Vencedora do concurso de aniversário do ESO - a nebulosa do Capacete de Thor