Anúncio

ESOcast 45: Alcançando

Especial do 50º aniversário: 5º episódio

2 de Julho de 2012

Para preparar o 50º aniversário do ESO, em Outubro de 2012, estamos a lançar oito episódios especiais do ESOcast, onde cada um é um capítulo do filme "Europa para as Estrelas - Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO".

O ESOcast 45 — Alcançando – é o quinto episódio desta série. Nele, focamos-nos na missão do ESO de curiosidade, admiração e inspiração, proclamada através da cooperação e divulgação. De facto, a cooperação foi sempre a base para o sucesso do ESO, desde que a organização foi fundada, há 50 anos. Juntos, os Estados Membros do ESO tornam possível fazer a melhor ciência astronómica nos maiores observatórios do mundo. O ESO trabalha também intimamente ligado a indústrias, universidades e institutos de investigação em todo o mundo, no intuito de desenvolver tecnologias de vanguarda. Paralelamente, através do envolvimento com o público, o ESO fornece incontáveis maneiras de participar na descoberta do cosmos, convidando todos a juntarem-se a esta excitante aventura.

Veja este episódio para descobrir como, através da cooperação a todos os níveis, o ESO tornou-se uma das organizações astronómicas mais bem sucedidas do mundo.

Mais informações

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo . O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

• Veja e faça o download do ESOcast 45 neste link
  • Todos os nossos videocasts estão disponíveis aqui
  • Inscreva-se no canal da série no iTunes em HD ou SD

Montagem: Martin Kornmesser
Fotografia: Herbert Zodet & Peter Rixner
Engenheiro de Som: Cristian Larrea
Masterização da Narração: Peter Rixner
Apresentador e Cientista Líder: Dr J (Dr Joe Liske, ESO)
Narração: Sara Mendes da Costa
Banda Sonora e Efeitos Sonorosmovetwo — Axel Kornmesser & Markus Löffler & zero-project (zero-project.gr)
Revisão: Anne Rhodes
Produtor Executivo: Lars Lindberg Christensen
Imagens e Fotos: ESO, Stéphane Guisard (eso.org/~sguisard), Christoph Malin (christophmalin.com), Babak Tafreshi/TWAN, A. Santerne, Martin Kornmesser, J. Dommaget/J. Boulon/J. Doornenbal/W. Schlosser/F.K. Edmondson/A. Blaauw/Rademakers/R. Holder, Mineworks, Daniel Crouch/Rare Books (crouchrarebooks.com), Getty Images, Royal Astronomical Society/Science Photo Library, Jay M. Pasachoff, Chris de Coning/South African Library/Warner-Madear, Africana Museum/Warner, Leiden University, G. Brammer, Nick Risinger (skysurvey.org), Mauricio Anton/Science Library, José Francisco Salgado (josefrancisco.org), NASA/Spitzer Science Center/R. Hurt, VISTA/J. Emerson/Digitized Sky Survey 2, MPE/S. Gillessen/M. Schartmann, PIONIER/IPAG, Rainer Lenzen/MPIA Heidelberg, West-Eastern Divan Orchestra in Berlin by KolBerlin, Davide De Martin, Cambridge Astronomical Survey Unit, IDA/Danish 1.5 m/R. Gendler and C. Thöne, Mario Nonino, Piero Rosati and the ESO GOODS Team, ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), the NASA/ESA Hubble Space Telescope, Matthias Maercker, Igor Chekalin, H.H. Heyer. E.Janssen, L. Calçada, Kevin Govender, Sergey Stepanenko, ESA, IAU/IYA2009.

Id:ann12050