Notas de Imprensa

Subscribe to receive news from ESO in your language!
eso1409pt-br — Nota de imprensa científica
VLT detecta a maior estrela hipergigante amarela
12 de Março de 2014: O interferômetro do Very Large Telescope do ESO revelou a maior estrela amarela já encontrada - e uma das dez maiores estrelas conhecidas até hoje. Descobriu-se que esta hipergigante tem um tamanho superior a 1300 vezes o diâmetro do Sol e faz parte de um sistema estelar duplo, com uma segunda componente tão próxima que ambas as estrelas estão em contato. Observações obtidas ao longo de sessenta anos, algumas por observadores amadores, indicam também que este objeto raro e extraordinário está a mudar muito depressa, o que significa que o estamos a observar durante uma fase muito breve da sua vida.
eso1408pt-br — Nota de imprensa científica
Choque de cometas explica caroço de gás em torno de estrela jovem
6 de Março de 2014: Astrônomos anunciaram hoje a descoberta de um caroço inesperado de monóxido de carbono gasoso no disco de poeira que circunda a estrela Beta Pictoris. A descoberta, feita com observações obtidas pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) situado no norte do Chile, é surpreendente uma vez que se espera que tal gás seja rapidamente destruído pela radiação estelar. Algo - provavelmente colisões frequentes entre objetos pequenos e gelados, como cometas - faz com que o gás esteja a ser constantemente criado. Os novos resultados foram publicados hoje na revista Science.
Primeira luz do MUSE
5 de Março de 2014: Um novo instrumento chamado MUSE (sigla em inglês para Multi Unit Spectroscopy Explorer) foi recentemente instalado no Very Large Telescope do ESO (VLT) no Observatório do Paranal, no norte do Chile. O MUSE observou galáxias distantes, estrelas brilhantes e outros alvos de teste durante o primeiro período de observações bem sucedidas.
Diamantes na cauda do Escorpião
19 de Fevereiro de 2014: Uma nova imagem obtida no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, mostra o brilhante aglomerado estelar Messier 7. Facilmente observado a olho nu próximo da cauda da constelação do Escorpião, este objeto é um dos aglomerados abertos mais proeminentes do céu - o que o torna um alvo importante da investigação astronômica.
eso1405pt-br — Nota de imprensa científica
Anatomia de um asteroide
5 de Fevereiro de 2014: Com o auxílio do New Technology Telescope (NTT) do ESO descobriu-se a primeira evidência de que os asteroides têm uma estrutura interna extremamente variada. Ao fazer medições muito precisas, astrônomos descobriram que partes diferentes do asteróide Itokawa têm densidades diferentes. Descobrir o que se encontra no interior dos asteroides, além de revelar segredos sobre a sua formação, pode também informar-nos sobre o que acontece quando corpos celestes colidem no Sistema Solar e dar-nos pistas sobre como se formam os planetas.
eso1404pt-br — Nota de imprensa científica
Primeiro mapa meteorológico de uma anã marrom
29 de Janeiro de 2014: O Very Large Telescope do ESO foi utilizado para criar o primeiro mapa meteorológico da superfície da anã marrom mais próxima da Terra. Uma equipe internacional fez um mapa das regiões claras e escuras da WISE J104915.57-531906.1B, também conhecida pelo nome informal Luhman 16B e uma das duas anãs marrons recentemente descobertas que formam um par a apenas seis anos-luz de distância. Os novos resultados serão publicados em 30 de janeiro de 2014 na revista Nature.
Uma pequena amostra da vasta coleção de dados do telescópio de rastreio VST
22 de Janeiro de 2014: O telescópio de rastreio do VLT (VST), situado no observatório do Paranal do ESO, no Chile, capturou esta nova imagem detalhada da Nebulosa da Lagoa. Esta nuvem gigante de gás e poeira, além de estar formando estrelas jovens intensamente brilhantes, abriga no seu seio aglomerados estelares jovens. A imagem é apenas uma pequeníssima fração de um dos onze rastreios públicos que estão sendo executados pelos telescópios do ESO. No seu conjunto, estes telescópios estão obtendo uma vasta quantidade de dados, que vão sendo postos à disposição da comunidade astronômica do mundo inteiro.
eso1402pt-br — Nota de imprensa científica
Encontrado primeiro planeta em torno de uma gêmea solar pertencente a um aglomerado estelar
15 de Janeiro de 2014: Astrônomos utilizaram o detector de planetas HARPS do ESO, no Chile, assim como outros telescópios, para descobrir três planetas em torno de estrelas pertencentes ao aglomerado estelar aberto Messier 67. Embora mais de mil planetas fora do Sistema Solar sejam conhecidos, apenas alguns foram descobertos em aglomerados estelares. Curiosamente, um destes novos exoplanetas orbita uma estrela rara. Trata-se duma gêmea solar - uma estrela que é, em todos os aspectos, praticamente idêntica ao Sol.
eso1401pt-br — Nota de imprensa científica
ALMA descobre fábrica de poeira em supernova
6 de Janeiro de 2014: Novas observações obtidas pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) mostram pela primeira vez os restos de uma supernova recente a transbordar de poeira recentemente formada. Se uma quantidade suficiente desta poeira conseguir percorrer o difícil trajeto até ao espaço interestelar, poderemos ter a explicação de como muitas galáxias adquiriram uma aparência escura e poeirenta.
Inaugurada a extensão da Sede do ESO
5 de Dezembro de 2013: No dia 4 de dezembro de 2013 na Sede do ESO em Garching bei München, Alemanha, houve a cerimônia oficial de inauguração dos novos edifícios. Estiveram presentes nesta celebração membros do Conselho do ESO, autoridades locais, os arquitetos Auer+Weber+Assoziierte, a construtora principal BAM Deutschland AG e a equipe de gestão do ESO.
Planetário e Centro de Visitantes doados ao ESO
3 de Dezembro de 2013: O ESO recebeu como donativo um planetário e um centro de visitantes, que serão construídos junto à Sede do ESO, em Garching bei München, Alemanha. O centro, que será uma magnífica ode à astronomia, tornar-se-á uma realidade graças à organização Klaus Tschira Stiftung, que se ofereceu para financiar totalmente a sua construção.
O flamejante fenómeno do nascimento e morte das estrelas
27 de Novembro de 2013: A Grande Nuvem de Magalhães é uma das galáxias mais próximas da nossa. Os astrónomos usaram o poder do Very Large Telescope do ESO para explorar umas das suas regiões menos bem conhecidas. Esta nova imagem mostra nuvens de gás e poeira onde estrelas quentes se estão a formar, ao mesmo tempo que esculpem formas estranhas no seu meio circundante. Mas a imagem mostra também os efeitos da morte das estrelas - filamentos criados por uma explosão de supernova.
Estrelas jovens pintam paisagem estelar espetacular
13 de Novembro de 2013: Os astrónomos do ESO capturaram a melhor imagem de sempre das nuvens situadas em torno do enxame estelar NGC 3572. Esta nova imagem mostra como é que estas nuvens de gás e poeira estão a ser esculpidas em extravagantes bolhas, arcos e estruturas estranhas conhecidas como trombas de elefante, pelos ventos estelares originados por este conjunto de estrelas quentes jovens. As estrelas mais brilhantes do enxame são muito mais pesadas do que o Sol e terminarão a suas curtas vidas em explosões de supernovas.
O ESO celebra 50 anos de colaboração com o Chile
6 de Novembro de 2013: O dia de hoje marca o 50º aniversário do início da colaboração muito proveitosa entre o ESO e o Chile, o que proporcionou que a astronomia europeia e a chilena levassem as fronteiras da ciência, da tecnologia e da cultura rumo ao futuro.
O Presidente do Chile visita o Paranal para anunciar a transferência de propriedade do terreno onde será construído o E-ELT
28 de Outubro de 2013: Numa cerimónia que teve lugar ontem no Observatório do Paranal, no deserto chileno do Atacama, o Presidente do Chile, Sebastián Piñera, entregou os documentos legais recentemente assinados pelos quais o governo chileno irá transferir o terreno em torno do Cerro Armazones para o ESO. O Cerro Armazones, um pico de montanha com 3060 metros de altitude, a 20 quilómetros do local que acolhe o Very Large Telescope do ESO no Cerro Paranal, será o futuro local onde será instalado o European Extremely Large Telescope (E-ELT).
eso1344pt-br — Nota de imprensa científica
ALMA investiga o mistério dos jatos emitidos por buracos negros gigantes
16 de Outubro de 2013: Duas equipes internacionais de astrônomos usaram o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) para estudar os jatos emitidos por enormes buracos negros situados no centro das galáxias e observar como é que estes jatos afetam o seu meio circundante. As equipes obtiveram, respectivamente, a melhor imagem até hoje do gás molecular em torno de um buraco negro calmo próximo e inesperadamente viram de relance a base de um jato poderoso próximo de um buraco negro distante.
Um olhar de perto na Nebulosa da Caneca de Toby
9 de Outubro de 2013: O Very Large Telescope do ESO (VLT) capturou esta bela imagem muito detalhada da Nebulosa da Caneca de Toby, uma nuvem de gás e poeira que rodeia uma estrela gigante vermelha. Esta imagem mostra a estrutura em arco caraterística da nebulosa, a qual, fiel ao seu nome, se parece de fato com uma caneca.
Entregue última antena ao ALMA
1 de Outubro de 2013: A última antena do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) acaba de ser entregue ao Observatório ALMA. A antena parabólica de 12 metros de diâmetro foi construída pelo Consórcio europeu AEM e marca igualmente a entrega bem sucedida de um total de 25 antenas europeias - o maior contrato adjudicado pelo ESO até agora.
O brilho frio da formação estelar
25 de Setembro de 2013: Um novo instrumento chamado ArTeMiS acaba de ser instalado com sucesso no APEX - o Atacama Pathfinder Experiment. O APEX é um telescópio de 12 metros de diâmetro instalado a elevada altitude no deserto do Atacama, que opera nos comprimentos de onda do milímetro e submilímetro - entre a radiação infravermelha e as ondas rádio do espectro electromagnético - dando aos astrónomos uma ferramenta valiosa para observar o Universo. A nova câmara forneceu já uma bela imagem detalhada da Nebulosa da Pata do Gato.
Estrelas jovens cozinhando na Nebulosa do Camarão
18 de Setembro de 2013: Este brilhante amontoado de estrelas forma a enorme maternidade estelar chamada Nebulosa do Camarão. Obtida com o VLT Survey Telescope (Telescópio de Rastreio do VLT), no Observatório do Paranal, Chile, esta pode bem ser a imagem mais nítida alguma vez obtida para este objeto. A imagem mostra nodos de estrelas quentes recém nascidas aninhados entre as nuvens que compõem a nebulosa.
Mostrar 41 até 60 de 1059