eso1153pt-br — Foto de imprensa

O Cometa de Natal Lovejoy é observado no Observatório Paranal

24 de Dezembro de 2011

O recém-descoberto cometa Lovejoy aparece em uma série de excelentes fotografias e vídeos tiradas no Observatório do Paranal do ESO, Chile. O cometa apareceu no céu austral depois de sobreviver de forma inesperada a um encontro próximo com o Sol.

Gabriel Brammer do ESO filmou uma nova sequência de vídeo no dia 22 de Dezembro. Ele estava a terminar o seu turno como astrônomo de suporte no Observatório do Paranal quando o cometa Lovejoy apareceu por cima do horizonte antes das primeiras luzes do amanhecer.

Nas palavras do próprio Gabriel: ”Na última manhã do meu turno tentei fotografá-lo com a minha máquina antes do nascer do Sol. Podia ver-se a cauda do cometa perfeitamente a olho nu, e a combinação do crescente da Lua, do cometa, da Via Láctea e da Estrela Guia Laser era quase tão impressionante a olho nu como aparece nas fotografias de longa exposição.”

A sequência mostra também o raio, fino como um lápis, da Estrela Guia Laser do VLT contra o fundo da Via Láctea, enquanto os astrônomos prosseguem com as últimas observações da noite.

Guillaume Blanchard, óptico no ESO, tirou uma fotografia magnífica de grande angular do cometa Lovejoy e Yuri Beletsky, Embaixador Fotográfico do ESO, captou o espectáculo a partir de Santiago do Chile. Blanchard disse: “Este cometa é para mim um presente de Natal para as pessoas que têm que ficar no Paranal durante esta época festiva.”

O cometa brilhante foi também captado a partir da Estação Espacial Internacional numa outra sequência de vídeo no dia 21 de Dezembro, quando a tripulação estava a filmar relâmpagos no lado noturno da Terra.

Nas últimas semanas o cometa Lovejoy tem sido motivo de conversa entre a comunidade astrônomica. Foi descoberto a 27 de Novembro pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy e foi classificado como sendo do tipo Kreutz “rasante ao Sol”, a sua órbita levando-o até muito próximo do Sol [1]. A semana passada o cometa entrou na coroa do Sol, um acontecimento muito antecipado, passando a meros 140 000 quilômetros da superfície solarl. Um encontro bastante rasante…

Esperava-se que o cometa de desfizesse e se vaporizasse, mas em vez disso sobreviveu ao encontro extremamente quente com o Sol e reapareceu dias mais tarde, ante a surpresa de todos. Pode agora ser observado no hemisfério sul, aparecendo de madrugada e apresentando uma cauda brilhante com milhões de quilômetros de comprimento, composta por partículas de poeira, que são sopradas para longe do cometa pelo vento solar.

O Lovejoy continuará na sua órbita muito excêntrica em torno do Sol e irá desaparecer uma vez mais no Sistema Solar distante. Seria interessante saber se irá sobreviver para reaparecer no nosso céu daqui a 314 anos como previsto.

Com esta espetacular sequência do cometa Lovejoy do Natal de 2011, o ESO deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Credit

G. Brammer/ESO

[1] Os cometas do tipo Kreutz rasantes ao Sol são membros de uma família de cometas que se pensa terem-se separarado de um único cometa enorme do século XII, e que orbitam agora o Sol na mesma trajetória.

O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul (ESO). O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação nas pesquisas astronômicas. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronômico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. O ESO está planejando o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Gabriel Brammer
Vitacura, Chile
Cel.: +56 9 94 89 00 75
e-mail: gbrammer@eso.org

e-mail: lars@eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1153, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contato local para a imprensa. O representante brasileiro é Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos. A nota de imprensa foi traduzida por Margarida Serote (Portugal) e adaptada para o português brasileiro por Gustavo Rojas.

Nome:C/2011 W3 (Lovejoy), Paranal, Photo Ambassador, Santiago