Mapeando uma fusão

Hubble image of NGC 7252
VLT map of gas within NGC 7252’s minispiral
Arraste a barra verde para revelar as imagens

Esta imagem incomum mostra-nos o resultado de uma colisão catastrófica entre duas galáxias, a qual ocorreu há cerca de um bilhão de anos atrás. Desta colisão resultou uma única galáxia de forma muito estranha chamada NGC 7252, à qual se deu o curioso apelido de galáxia Átomos para a Paz.

No coração deste resto da fusão podemos ver uma interessante “miniespiral” — um disco de gás brilhante em rotação, onde ocorre formação estelar intensa. Com o auxílio do instrumento VIMOS (Visible Multi-Object Spectrograph) montado no Very Large Telescope do ESO, os astrônomos conseguiram medir o movimento do gás no interior deste disco, o que lhes permitiu mapear a sua rotação. As regiões vermelhas indicam gás que se afasta de nós, enquanto as regiões azuis assinalam gás que se move na nossa direção. Em conjunto, estas cores revelam o movimento de rotação contínuo do centro da galáxia, destacando igualmente duas correntes de gás quente a noroeste e a sudeste da região central. Estudos anteriores sugeriram que a espiral central estava girando no sentido contrário ao resto da galáxia, no entanto comparando o movimento das estrelas em torno da galáxia com o gás ionizado por estrelas recém formadas na miniespiral, pudemos agora comprovar que rodam de fato na mesma direção.

A criação de um mapa tão detalhado foi possível graças ao IFU (Integral Field Unit) do VIMOS, que permitiu aos astrônomos estudar o gás em NGC 7252 numa visão de “mosaico”. Do mesmo modo que uma mosca vê o mundo, um IFU divide o objeto de estudo em muitas células, ou pixels, gerando um espectro para cada uma delas. A informação resultante é disposta num cubo de dados 3D, particularmente útil para estudar objetos extensos de uma só vez.

Este novo mapa VLT pode ser sobreposto a uma imagem mais antiga do objeto, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, com o uso da barra deslizante, comparando assim o bonito visual da galáxia com o seu complexo funcionamento.

Crédito

ESO

Sobre a comparação de imagens

Id:potw1806a
Data de divulgação:5 de Fevereiro de 2018 às 06:00

Imagens

Imagem Hubble de NGC 7252
Imagem Hubble de NGC 7252
Mapa VLT do gás no interior da miniespiral de NGC 7252
Mapa VLT do gás no interior da miniespiral de NGC 7252