ann13022-pt-br — Anúncio

Imenso mapa do Universo distante atinge a metade do caminho

Rastreio do VLT mapeia posições de 55 mil galáxias

12 de Março de 2013

O maior projeto já realizado para mapear o Universo em três dimensões com o auxílio dos telescópios do ESO chegou à metade do caminho. Uma equipe internacional de astrônomos utilizou o instrumento VIMOS montado no Very Large Telescope do ESO para medir as distâncias de 55 mil galáxias [1], no âmbito do rastreio VIPERS [2]. Este resultado já permitiu criar uma imagem em três dimensões da distribuição das galáxias no Universo jovem e revela com grande detalhe a complexa teia da estrutura em larga escala do Universo.

Ao estudar a teia cósmica, os astrônomos podem testar teorias de formação e evolução do Universo e procurar propriedades da misteriosa energia escura, que está fazendo com que a expansão do Universo se acelere. Ao mapear como é que a estrutura em larga escala cresceu com o tempo, os astrônomos podem também determinar se a teoria da relatividade geral de Einstein se verifica de modo preciso ou se será necessário ser revista.

O VIPERS é o rastreio mais detalhado feito até hoje de galáxias que estão a ser observadas na altura em que, segundo os astrônomos, o Universo passou a ser dominado pela energia escura, como é o caso hoje. Embora o rastreio ainda não esteja completo, o VIPERS já forneceu resultados científicos importantes, incluindo a primeira estimativa da taxa de crescimento da estrutura em larga escala, e o melhor censo até hoje do número médio de galáxias com elevada massa durante esse período da história do Universo.

Para assinalar este marco, a equipe está submetendo nesta semana diversos artigos científicos em revistas especializadas que descrevem o rastreio e os resultados iniciais. Os resultados do VIPERS são tornados públicos para que astrônomos no mundo inteiro os possam utilizar. O catálogo atual de distâncias às galáxias será divulgado em setembro deste ano.

[1] A luz emitida por cada galáxia é separada nas suas componentes de cor no interior do VIMOS. Uma cuidadosa análise subsequente permite aos astrônomos perceber quão rápido estas galáxias estão se afastando de nós - o seu desvio para o vermelho que, por sua vez, nos dá a distância. Este valor combinado com a posição da galáxia no céu, dá-nos a sua localização no Universo.

[2] VIPERS é o acrônimo de VIMOS Public Extragalactic Redshift Survey (Rastreio público VIMOS de desvios para o vermelho extragalácticos). Informação adicional pode ser encontrada aqui.

Luigi Guzzo