Escolha o seu idioma:

ann12093-pt-br — Anúncio

Nova Compilação de Vídeo Lançada: Realocação de uma antena do ALMA

3 de Dezembro de 2012

Uma nova compilação de vídeo de um transportador do ALMA em ação está disponível. Em construção no Planalto Chajnantor nos Andes chilenos, o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) é um observatório revolucionário, projetado para estudar alguns dos objetos mais frios e distantes do universo. Quando a construção estiver concluída em 2013, o ALMA terá um total de 66 antenas, que poderão ser reposicionadas para reconfigurar o telescópio. As antenas, construídas com componentes precisos de estado da arte, pesam mais de 100 toneladas cada, e necessitam de veículos projetados especialmente para movê-las. Estes veículos, chamados Otto e Lore, possuem 20 metros de comprimento, 10 metros de largura e 6 metros de altura, e possuem 28 pneus.

Uma vista geral de todo o processo de movimentação de uma das antenas de 12 metros do ALMA, usando o transportador Lore, é mostrada nessa compilação. Neste caso, a movimentação foi entre a Instalação de Suporte de Operações, a uma altitude de 2900 metros aos pés dos Andes chilenos, mas os transportadores também são utilizados para mover as antenas até e ao redor do Local de Operações do Conjunto, a uma altitude de 5000 metros no Planalto Chajnantor.

O complexo de operações começou com uma reunião no início da manhã entre os engenheiros e técnicos envolvidos, seguido pela checagem do transportador. O motorista então manobra o veículo gigante de 28 rodas na direção da antena, usando um controle remoto enquanto fica do lado de fora da cabine do veículo, de forma a ser possível checar o posicionamento o mais cuidadosamente possível. A antena é desconectada de sua base, agarrada pelo transportador e lentamente elevada até sua posição no chassi do transportador. O transportador então move cuidadosamente a antena para sua nova localização e a coloca gentilmente no lugar. A compilação de 14 minutos é um resumo do processo que pode durar diversas horas.

ALMA é uma instalação astronômica internacional, patrocinada pela Europa, América do Norte e Leste da Ásia, em cooperação com a República do Chile. ESO é o parceiro europeu no ALMA.

Links

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12093

Imagens

Cena da compilação de vídeo: realocação de uma antena do ALMA
Cena da compilação de vídeo: realocação de uma antena do ALMA

Vídeos

Compilação da Realocação ALMA 2012
Compilação da Realocação ALMA 2012