ann12089-pt-br — Anúncio

ESO em IMAX 3D

29 de Novembro de 2012

O ESO tem o entusiasmo de anunciar o início de uma nova colaboração com a companhia de produção australiana December Media e a Swinburneis 3D Productions para produzir o fime “Universo Oculto” em IMAX. Esta aventura representa uma oportunidade fantástica de expor os telescópios espetaculares do ESO, dedicados a exploração do universo. A equipe de produção australiana recentemente concluiu as filmagens tanto no Paranal, lar da instalação principal do ESO, o VLT, e no ALMA, uma instalação astronômica internacional, patrocinada pela Europa, América do Norte e Leste da Ásia, em colaboração com a República do Chile.

Russell Scott, da Swinburne 3D Productions, está dirigindo o filme de AUS$ 8,6 milhões e esteve no Paranal durante as últimas semanas. “Filmar no deserto do Atacama entre tantas instalações observacionais de nível mundial tem sido uma experiência incrível”, ele disse, “este é realmente o lugar perfeito para aceitar um passeio guiado pelos telescópios de estado da arte”.

O filme é uma produção da December Media juntamente com o Swinburne University’s Centre of Astrophysics and Supercomputing. Dados astronômicos obtidos com o VLT, ALMA e também com o NASA/ESA Hubble Space Telescope serão utilizados para criar versões das estruturas celestiais em 3D na tela gigante, como a Galáxia do Rodamoinho e a Nebulosa do Caranguejo, e também uma simulação em 3D da evolução do universo. Junto com cenas filmadas no Chile, estas imagens criarão uma experiência completamente imersiva em IMAX.

Nós estamos fazendo um filme sobre o que está no campo de visão desta nova geração de telescópios”, explica o produtor Stephen Amezdroz. “Universo Oculto revelará como nunca antes os incríveis elos entre nossa própria natureza com o resto do universo e a possibilidade de vida em outros planetas – dando aos espectadores uma dramática nova visão do cosmos”.

Universo Oculto será lançado em 2013.

Tel:  +49-89-3200-6761