ann12069-pt-br — Anúncio

ESOcast 48: Pensando Grande

Oitavo e último episódio especial do 50º aniversário

2 de Outubro de 2012

Como aperitivo do aniversário de 50 anos do ESO, em outubro de 2012, estamos lançando oito ESOcasts especiais. Cada episódio é um capítulo do filme Europa para as Estrelas – Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO.

O oitavo e último episódio desta série se refere a como o ESO – baseado na experiência adquirida durante os últimos cinquenta anos como o observatório mais poderoso da história – irá satifazer o eterno desejo dos astrônomos de construírem telescópios cada vez maiores.

O primeiro da próxima geração de telescópios do ESO está quase concluído no planalto de Chajnantor. O ALMA (sigla em inglês para Atacama Large Millimeter/submillimeter array), um projeto conjunto da Europa, América do Norte e Ásia, será composto de 66 antenas de precisão quando ele estiver completamente operacional, em 2013. Agindo juntas como um telescópio gigante, ALMA revelará os menores detalhes do incrível Universo, detectando o nascimento das primeiras galáxias e espiando através das nuvens empoeiradas de gás molecular – berçários estelares onde novas estrelas e planetas nascem.

Enquanto o ALMA está quase completo e já produz resultados incríveis, a joia da coroa do ESO ainda está alguns anos distante. O E-ELT (European Extremely Large Telescope) será o maior olho do mundo no céu. Com um espelho primário de 39 metros, o E-ELT será um gigante comparado com qualquer telescópio que o precedeu. O E-ELT será uma poderosa ferramenta para ajudar a encontrar vida em outros lugares do Universo, procurando por bio-assinaturas em atmosferas de planetas parecidos com a Terra orbitando estrelas distantes. O E-ELT será capaz de captar luz de objetos muito fracos e distantes, revelando muito sobre a história primitiva do universo, quando as estrelas começaram a brilhar.

Assista este episódio e descubra mais sobre a próxima geração de telescópios do ESO, que ajudarão na busca de solucionar os maiores mistérios do Universo.

O ESOcast é uma série de videocasts dedicada a trazer as últimas novidades e pesquisas do ESO – o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se em nosso canal e mantenha-se atualizado das últimas notícias do ESO. O ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTubeVimeo e dotSUB. O download está disponível em diversos formatos, inclusive em HD.

• Assista e faça o download do ESOcast 48 neste link