Sobre o ESO

Loading player...

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação/pesquisas em Astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO disponibiliza aos astrónomos e astrofísicos europeus infraestruturas de investigação de última geração e é financiado pela Áustria, Alemanha, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. Diversos outros países manifestaram interesse em aderir à organização.

A Convenção do ESO de 1962 estipula que a principal missão da organização consiste em fornecer infraestruturas de investigação de vanguarda aos astrónomos e astrofísicos, permitindo-lhes assim fazer ciência de ponta nas melhores condições possíveis. A contribuição anual dos estados membros para o ESO ronda os 130 milhões de Euros, e a organização emprega cerca de 680 pessoas. O ESO, ao construir e operar uma enorme quantidade dos telescópios astronómicos terrestres mais importantes em todo o mundo e permitindo importantes descobertas científicas, oferece múltiplas possibilidades para a transferência de tecnologia a outros campos da ciência e indústria (spin-off), assim como oportunidades de contratos em alta tecnologia, sendo por isso um importante exemplo para a indústria europeia.

Embora a sede (que inclui os centros científico, técnico e administrativo da organização) esteja localizada em Garching, perto de Munique (Alemanha), o ESO tem também em funcionamento o Centro de Santiago e três observatórios únicos no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor.

O ESO encontra-se a planear a construção de um telescópio de 39 metros de diâmetro, que observará no visível e no infravermelho próximo, o E-ELT (European Extremely Large Telescope), o qual se tornará o "maior olho do mundo virado para o céu".

"O ESO envolve um nível de cooperação internacional praticamente único, e tudo é feito por aqueles que o fazem melhor, independentemente do seu país ou instituição. Este espírito de excelência é um exemplo para toda a Europa."

Maria van der Hoeven, Ministra da Educação, Cultura e Ciência, Holanda