Anúncio

ESO participa da maior cimeira internacional da história do Chile

ESO é expositor convidado na cimeira CELAC-EU em Santiago

22 de Janeiro de 2013

A Cimeira da Comunidade Latino Americana e Estados das Caraíbas (CELAC) e União Europeia, o maior evento já organizado pelo Chile, foi aberta pelo Presidente Sebastian Piñera hoje. A cúpula é um fórum de discussão de negócios internacionais, com 61 chefes de estado e governo e suas delegações convidadas, esperando-se ainda 1500 jornalistas de todo o mundo para além dos 3000 delegados que comparecerão. A cimeira ocorrerá entre 22 e 27 de janeiro em Santiago.

A Astronomia será um tema importante durante o evento, com destaque em várias ocasiões nos ecrãs gigantes da conferência, através de imagens dos observatórios do ESO no norte do Chile. No Retiro, a pequena sala onde os chefes de estado se irão reunir em particular, para discutirem assuntos internacionais, um modelo do E-ELT do ESO decorará o centro da sala entre constelações do céu austral visíveis do Chile, dando uma excitante visão do futuro da astronomia no Chile.

Como organização chave geralmente associada à imagem do Chile tanto em casa quanto fora, e também para manter o lema da cimeira, “Mirando Alto” [1], o ESO foi especialmente convidado pelo governo chileno para participar na cimeira como expositor principal.

Num espaço aberto central informalmente chamado “espaço das estrelas”, situado ao pé dos escritórios da União Europeia, o ESO montou uma grande exibição, localizada num dos principais locais por onde pelo menos 2500 pessoas, tanto da imprensa como das delegações, devem passar todos os dias.

A exposição inicia-se com um mapa de satélite do Chile, onde se assinalam os observatórios do ESO (ver ann11080), seguindo depois para uma área aberta onde se encontram enormes painéis com informação sobre o trabalho do ESO, tanto em inglês como em espanhol.

A exposição Universo Deslumbrante – que celebra os 50 anos da organização – representa a participação principal do ESO na cimeira CELAC-EU. Composta por uma galeria de imagens de grande formato, que inclui as melhores imagens astronómicas dos telescópios do ESO e belas fotografias dos observatórios, a exposição está espalhada ao longo do espaço onde as delegações e jornalistas irão passar e participar em discussões informais. Na exposição que marca a forte presença do ESO na cimeira está também um modelo do futuro E-ELT. Finalmente, encontra-se também exposto um grande poster com uma imagem astronómica da Nebulosa Carina obtida a partir das observações feitas pelo Presidente Piñera durante a sua visita ao Paranal em Junho de 2012 (ver eso1250).

[1] As estrelas são também um tema no logotipo da cimeira, baseado num trabalho do escultor de renome Mario Irarrázabal que representa uma mão erguida. O logotipo possui estrelas representando o céu do norte do Chile, onde os maiores projetos astronómicos estão a ser desenvolvidos, com colaboração europeia.